Obra do estacionamento e quiosques na portaria de Carajás entra na reta final

publicado: 16/11/2021 15h26
Seis quiosques já estão prontos e foram entregues aos trabalhadores que vendem lanches e comidas no local

Em breve os vendedores de lanches e comida que trabalham nas proximidades da portaria de acesso a Carajás farão um atendimento com mais qualidade a sua clientela, formada, em sua maioria, por trabalhadores da mineração. A prefeitura entregou a eles seis quiosques construídos pela Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Atualmente, os vendedores trabalham em barracas sem estrutura, sujeitos à chuva e outras dificuldades, essa realidade muda com a entrega dos quiosques, já realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb), que mapeou todos os vendedores e definiu a localização de cada um por meio de sorteio.

“Os quiosques foram entregues conforme o sorteio, agora cada um dos contemplados deve instalar um toldo padrão, em até 30 dias, para usar a estrutura recebida e entrar em funcionamento, conforme previamente acordado”, explica Ingrid Fernandes, coordenadora de Licenciamento Urbano da Semurb.

Os vendedores também participaram de curso de manipulação de alimentos e estão preparados para ocupar o espaço cedido por meio do Termo de Permissão de Uso que estabelece, inclusive, que eles estarão sujeitos às fiscalizações frequentes realizadas pela Semurb, como, por exemplo, adequação às normas de higiene e não obstrução do passeio público.

A obra

Além dos quiosques a Semob também organizou o estacionamento no local e segue com obras em canteiro central próximo, onde serão disponibilizadas mais vagas de estacionamento e uma estrutura destinada ao abrigo dos motoristas de van que trabalham na linha de Carajás.

“É um projeto que vai melhorar o trânsito, gerar mais qualidade de vida e dignidade aos trabalhadores que vendem e que consomem alimentos e proporcionar mais um espaço para que a população possa deixar os seus veículos em segurança”, pontua o titular da Semob, Wanterlor Bandeira.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Elienai Araújo