O Programa Start vem com tudo para o ano de 2022

publicado: 01/06/2022 06h00

Após o sucesso da primeira turma do Programa Start, implantado no ano de 2021 pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), que contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), quando 150 jovens, entre 18 e 29 anos, foram capacitados para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A Sejuv implantou a primeira turma do Projeto Start, e ao identificar que o número de inscrições havia superado a quantidade esperada de vagas ofertadas ampliou as oportunidades aos jovens, para contribuir com a formação, capacitação e a preparação para o mercado de trabalho. Os jovens que participarem do programa, serão beneficiados com a Bolsa Start. O projeto tem o objetivo de beneficiar 1.040 jovens em 2022, os cursos terão duração de três meses.

Você jovem que não conseguiu participar da primeira turma, agora tem a sua chance. As inscrições para o Start 2022, iniciam nesta quarta-feira, 01, às 15h e seguem até o dia 10 de junho, às 23h59.

O programa vem com muitas novidades para este ano, além da ampliação de vagas a proposta de preencher 26 turmas. Os polos para o Start 2022, estão localizados, no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP), no Centro de Referência da Juventude (CRJ), SENAI, nos bairros da VS10, no Centro Comunitário do bairro Vale do sol, e na Usina da Paz recém inaugurada no bairro Tropical. Os endereços podem ser acessados através do edital.

Cursos ofertados:

• Ética e Cidadania;
  • Elaboração de Currículo;
  • Aplicando o Lean/Empreendedorismo;
  • Introdução à Logística;
  • Produção Industrial;
  • Atendimento ao Público;
  • Técnica em Gestão de Qualidade;
  • Técnica em Gestão de Almoxarifado
  • Comunicação Oral.

Como participar do Programa Star

O processo acontece através da seleção do edital publicado pela Sejuv, divulgado no Diário Oficial da União (DOU) e no site da Prefeitura de Parauapebas (caso haja algum contratempo os jovens poderão procurar o Centro de Referência da Juventude (CRJ), localizado na praça da juventude, bairro casas populares. No período de 01 a 10 de junho, os jovens de 18 a 29 anos podem se inscrever.

As entrevistas aconteceram no Centro de Referência da Juventude (CRJ), por assistentes sociais no período de 13 a 17 de junho. A previsão das aulas é para o início do mês de julho.

“É por meio da capacitação profissional da nossa juventude que nós estamos abrindo portas e cuidando do futuro da nossa cidade. Isso é um grande ganho para cada jovem de Parauapebas”, diz o secretário da Juventude Yuri Sobieski.  Os cursos irão capacitar jovens de Parauapebas, na sua inclusão ao mercado de trabalho, com apoio ao seu desenvolvimento social e profissional. Essa ação é uma ampliação da parceria bem-sucedida entre a Sejuv e o Senai.

Pré requisitos para inscrição do Start

• Ser inscrito no CAD único;
  • Ter o ensino médio completo;
  • Ter entre 18 e 29 anos de idade;
  • Ser residente e domiciliado no município de Parauapebas;
  • Ter curso profissionalizante ou técnico.

Documentos necessários:

• RG;
  • Comprovante de endereço;
  • Foto 3×4;
  • Cópia do histórico escolar com apresentação do original e declaração de curso.

Clique aqui para realizar sua inscrição e fazer download do edital.

Texto: Nívea Lima – Ascom/Pmp

Informações complementares – Secretaria Municipal de Juventude