O Cepeja da VS-10 está com matrículas abertas

O Centro de Ensino Personalizado do 6º ao 9º Ano para Educação de Jovens e Adultos (Cepeja) Raquel Botelho, agora localizado na Avenida VS10, Quadra Especial, lote 01, bairro Parque das Nações 2, está com nova estrutura, composta por um ambiente amplo e confortável.

publicado: 13/09/2023 14h22

O Cepeja é voltado para o ensino de jovens (a partir de 15 anos) e adultos que interromperam os estudos antes de concluírem o ensino fundamental. Ele oferece a possibilidade de conclusão do ensino fundamental II (do 6º a 9º ano) em um período de 6 a 24 meses.

As aulas são realizadas de forma semipresencial, sendo ofertadas duas vezes por semana, com horários flexíveis e de acordo com a disponibilidade do aluno. As matrículas estão abertas o ano inteiro e os documentos necessários são: certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (se houver), RG, CPF e uma foto 3×4.

Aretusa Lima, gestora do Cepeja Raquel Botelho, ressalta que o Centro está pronto para atender toda a comunidade do complexo VS10.  “Funcionamos de segunda a sexta-feira, oferecendo um ensino de qualidade para os nossos estudantes do complexo VS10. E as matrículas podem ser realizadas o ano todo”.

Para os estudantes sem comprovante de escolaridade, a instituição dispõe de um teste classificatório, que auxilia na identificação da série na qual o aluno está apto a cursar e serve como documentação escolar.

Para Josélia Rodrigues Gomes, ex-aluna do Cepeja, a contribuição da instituição foi significativa para sua vida pessoal e profissional. “Antes, eu não tinha vontade de concluir meus estudos, não tinha expectativas. O Cepeja me ajudou a ter essas expectativas, a concluir meus estudos, a pensar no futuro. Ele abriu portas pra mim e me ajudou a voltar a sonhar”, comemora a aluna.

Educação Prisional

O Centro também desempenha um papel fundamental na educação prisional. Por meio de um acordo entre o município e o Estado, o Cepeja Raquel Botelho atende os detentos da Cadeia Pública de Parauapebas. Atualmente, são 20 alunos matriculados, recebendo atendimento dentro da prisão. Além disso, a escola Faruk Salmen atende alunos da 1ª e 2ª Etapa da EJA.

“É um trabalho de grande importância para a ressocialização dos presos de Parauapebas. Ele contribui para a reintegração social”, destaca Cristofe Clay, diretor da Cadeia Pública de Parauapebas (CPP).

Outros Centros

Além do Cepeja Raquel Botelho, o município de Parauapebas conta com mais dois Centros de Ensino: o Cepeja Castro Alves, situado na rua Bartolomeu, 430, Betânia, e o Cepeja Rio Verde, localizado na Avenida Castelo Branco, 65Rio Verde. Todos estão vinculados à Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Cada um dos três Centros da rede municipal de ensino oferece um atendimento individualizado e personalizado. Nossas equipes de educadores são qualificadas para atender esse público. Com certeza, todos que buscarem esses espaços serão bem acolhidos”, assegura Célia Brandão, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Lucas Santos