Núcleo de Educação do DMTT promove ações pré-carnaval

publicado: 17/02/2023 09h06

Promover ações educativas em torno da conscientização para um carnaval mais seguro faz parte da rotina Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), do DMTT. A agenda de abordagens está preenchida para este período que antecede as festividades e o objetivo é lembrar a população que, apesar do clima de folia, é preciso ter cuidado redobrado para evitar acidentes.

Grande parte das festividades carnavalescas incluem o consumo de bebidas alcóolicas, que são um ponto focal nas abordagens realizadas pelo NET, como explica a agente de trânsito Narjara Brandão. “Sempre fazemos esse alerta sobre misturar álcool e direção porque é a principal causa de acidentes e com o Carnaval, muitas vezes, as pessoas ficam menos atentas a esse perigo”, cita.

Para Sônia Ferreira, aposentada, o trabalho educativo é importante em todos os períodos do ano. “É que às vezes a gente reclama do trânsito por causa disso e daquilo, mas esquece que a gente tem obrigação de cuidar um do outro quando sai na rua, né?”, declara a mulher, que com um sorriso no rosto ainda elogia a abordagem e agradece pelo cuidado.

Durante esta semana o NET realizou ações na estrada Faruk Salmen, próximo a Feira do Produtor; na Portaria da Floresta Nacional de Carajás e em frente ao Quartel da Polícia Militar, na rua F, em parceria com as empresas Parvi e JC Projetos, que também tiveram representantes nas ações. As abordagens seguem até esta sexta-feira de Carnaval, 17 de fevereiro.

Texto: Juliano Corrêa

Fotos: Leila Silva