Novos condutores de observação de aves são qualificados em Parauapebas

publicado: 24/04/2024 13h13

A formação faz parte dos esforços da prefeitura em capacitar profissionais ambientais para atividades de ecoturismo no município

Uma das principais rotas internacionais para observação de aves, Parauapebas já se destaca como a queridinha de turistas estrangeiros, que encontram na Floresta Nacional de Carajás uma biodiversidade exuberante.

Com mais de 600 espécies de aves catalogadas, o município atrai observadores nacionais e internacionais dessa modalidade de turismo de natureza, que é uma experiência surpreendente de contato com o meio ambiente.

E para potencializar essa prática no município, a prefeitura, em parceria com o governo do estado e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mais uma vez, oferece o curso Observação de Aves no período de 22 a 26 de abril.

Os alunos serão certificados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que já oferece o curso para todo o estado e é a responsável pela ministração das aulas.

“A ideia principal do curso é qualificar pessoas que conheçam a fauna de aves aqui da região e que elas possam atuar no turismo ecológico como condutores de observação de aves. O estado do Pará é o que tem a segunda maior diversidade de aves já catalogadas. E o município de Parauapebas também é o segundo município do Pará em número de espécies catalogadas”, comenta Beatriz Cirino, bióloga e instrutora do curso.

A atividade de observação de aves, bastante conhecida também como birdwatching – termo de origem inglesa – é uma modalidade de turismo para os apreciadores de pássaros livres e tem se tornado cada vez mais comum, já que proporciona também uma fuga da rotina urbana e um contato mais aproximado com a natureza.

“Minha expectativa é ótima, porque é uma área que está expandindo aqui na nossa região. Muitas pessoas de fora querem praticar. Então a gente, fazendo esse curso, vai estar suprindo a necessidade do pessoal daqui, de fora e até de outros países que têm aquela vontade de conhecer a nossa região”, comenta o aluno  Itayan Damasceno.

Para mais informações sobre a atividade de observação de aves e rotas turísticas, o interessado pode entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na rua E, 713, bairro Cidade Nova (próximo à rua 11). Ou pelo telefone (94) 3346-4995. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Texto e fotos: Sara Dias

Assessoria de Comunicação | PMP