O treinamento vai proporcionar aos agentes mais autonomia e legalidade nas abordagens aos condutores, seja na vertente educativa ou de fiscalização.
Esta semana marcou o início do curso de formação para os 36 novos agentes de trânsito e transporte em Parauapebas. Os servidores públicos foram empossados pela prefeitura e estão vinculados à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).
Para que os agentes estejam qualificados para desempenhar bem suas funções, eles passam por programa de formação, iniciado na última segunda-feira, 11 de março, que abrange uma combinação de qualificação teórica e prática.
As sessões teóricas são conduzidas na sala de treinamentos do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), ocorrendo durante as manhãs e tardes, de segunda a sexta-feira. Posteriormente, a parte prática do treinamento será realizada nas vias públicas do município, com previsão de término até o dia 23 de abril de 2024.
Ezequiel Assunção, diretor do DMTT, destaca que o curso de formação abrange diversas áreas. “Inclui a fiscalização, educação para o trânsito, aspectos do transporte, engenharia de trânsito, atendimento ao público e aspectos psicológicos, conforme estabelecido na Portaria Nº 966/2002 da Secretaria Nacional de Trânsito, que regulamenta os órgãos de trânsito”, explica o diretor.
Para a agente Diniz, a formação é de suma importância, pois proporcionará aos agentes mais autonomia e legalidade nas abordagens aos condutores, seja na vertente educativa ou de fiscalização. “Embora já tenhamos estudado esses conteúdos durante o concurso, é muito benéfico reforçá-los e aprimorarmos ainda mais nossos conhecimentos”, destaca Diniz.
Texto: Sara Nascimento
Fotos: Leila Silva
Assessoria de Comunicação | PMP