Novo prédio da Escola de Educação Infantil Cora Coralina é inaugurado no bairro Vale do Sol

publicado: 21/06/2024 17h48

Construída pela prefeitura, por meio do Prosap, a unidade educacional atenderá mais de 700 crianças com idades entre 4 e 5 anos

A tarde dessa quinta-feira, 20, foi de festa para a comunidade do bairro Vale do Sol. A inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Cora Coralina marca um novo tempo para a população do bairro e arredores, que agora conta com um prédio escolar moderno, confortável e todo acessível.

Na presença de muitos moradores, alunos da escola, profissionais da educação, trabalhadores que executaram a obra e autoridades municipais, a entrega da unidade educacional ocorreu em meio a uma celebração linda, com direito a pula-pula, pipoca, algodão doce e apresentações culturais.

Para Sheila Martins, mãe do aluno Guilherme Martins, a escola era muito aguardada por todos. “Este prédio é um sonho realizado. Tenho um filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e essa nova estrutura vai garantir mais qualidade para a educação dele. Estou muito feliz com esta inauguração”, afirma a mãe.

“É uma escola ampla, bonita, segura e de muita qualidade. Tem tudo o que queremos, inclusive todas as salas com ar-condicionado.  É excelente! Eu, como mãe, estou extremamente agradecida por receber este presente”, comemora Luziane Araújo, mãe dos gêmeos Heitor e Hitalo, de 4 anos.

Com área construída de 2.742 metros quadrados, a escola possui 15 salas de aula, brinquedoteca, playground, refeitório, cozinha industrial completa, enfermaria, sala de reunião, bloco administrativo, pátio central coberto, auditórios, depósitos, sala de professores e guarita, divididos entre o térreo e o primeiro andar. A unidade educacional atenderá mais de 700 crianças com idades entre 4 e 5 anos.

Segundo o prefeito Darci Lermen, a instituição foi pensada cuidadosamente para atender à demanda da comunidade do bairro. “É uma felicidade enorme poder entregar esta belíssima escola para a comunidade do Vale do Sol. Grande parte dessas famílias morava em palafitas, sem nenhuma condição de vida. Hoje estamos aqui felizes. A escola é excelente”, destaca, emocionado, o gestor municipal.

A escola Cora Coralina foi construída pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). A obra foi executada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte das compensações socioambientais direcionadas às famílias reassentadas pelo programa no Residencial Vale do Sol. “O Prosap é transformador, não se trata de uma obra pontual; temos muitas obras que estão transformando a cidade”, complementa Darci Lermen.

Segundo Cleverland Araújo, coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas, o Prosap tem diversas frentes de atuação visando à melhoria de vida das pessoas. “Apesar de ser um programa de saneamento básico, ele inclui diversas ações socioambientais. A escola é mais uma dessas ações, que traz benefícios às famílias reassentadas das frentes de obra do Prosap”, destaca o coordenador.

A Escola Cora Coralina

Criada em 2010, a escola iniciou suas atividades no bairro Ipiranga e, atualmente, funcionava no bairro Tropical, sempre em prédios alugados. Para o secretário municipal de Educação, José Leal Nunes, esta é uma grande conquista para a comunidade. “Estamos muito felizes com esta festa. Hoje estamos entregando um prédio novo, com estrutura moderna e ampla, que beneficiará 700 crianças. O espaço oferecerá melhores condições de aprendizagem para nossos estudantes e também de ensino para nossos educadores”, afirma Leal.

O presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro, e a vereadora Eliene Soares também estiveram presentes no evento. Para eles, a escola representa um sonho realizado para aquela comunidade. “A inauguração desta escola é a realização de um sonho. Vale do Sol ganha uma escola belíssima, moderna. As equipes do Prosap, da Semed e todo o governo municipal estão de parabéns. Sem dúvida, investir na educação é investir no futuro”, destaca Rafael.

Texto: Messania Cardoso/ Jéssica Borges

Fotos: Lucas Santos