Nova gestão amplia os serviços em benefício das mulheres de Parauapebas

publicado: 12/03/2025 11h33

Foi inaugurado nessa terça-feira, 11 de março, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher e a nova sede da Secretaria Municipal da Mulher.

Durante a programação do 35° Encontro da Mulher e celebração de 20 anos da primeira Secretaria da Mulher do Pará, autoridades, lideranças, servidores e líderes de equipe participaram da inauguração do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam) e da nova sede da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu).

Agora, o prédio é próprio e está estrategicamente localizado no bairro Beira Rio, próximo à rodoviária e à Praça John Kennedy. Beatriz Ramos, secretária da Mulher e primeira dama do município, estava muito feliz com esta conquista logo nos primeiros meses do mandato de Aurélio Goiano.

“É uma conquista histórica, a Semmu está em um espaço próprio e a gente resolveu unir todos os atendimentos para facilitar.  A gente sabe que tem muitas mulheres que não têm condições de buscar esse atendimento, tendo que se deslocar até a Casa da Mulher, até a secretaria, até o Centro de Atendimento Jurídico, ficava muito difícil o acesso”, declara Beatriz. 

O novo espaço também foi pensado para que os servidores da pasta tenham um ambiente que promova o bem-estar dos profissionais que estão na linha de frente, lidando com situações delicadas no dia a dia. “Onde a gente estava era muito apertado, e assim, antes de oferecer um bom atendimento, eu preciso pensar primeiro na minha equipe, porque se a equipe não está bem, o atendimento não será dos melhores. Por isso, a gente pensou em um espaço bem mais amplo, mais confortável, para atender bem as mulheres”, reforça a secretária.

Parauapebas implantou a primeira Secretaria Municipal da Mulher no estado do Pará há 20 anos, e ao longo do tempo vem construindo uma das mais completas redes de atendimento.

Joelma Leite, atual chefe de gabinete da prefeitura e a primeira titular da pasta, estava emocionada em presenciar esta transformação. “Meu sentimento é de dever cumprido, de que eu plantei essa semente e eu fico muito feliz de ver a Semmu se tornando adulta, digamos assim. Para quem começou com uma sala cedida por um outro secretário, com duas mesas e quatro cadeiras, ver hoje a sede da Semmu bem equipada, bem estruturada e com prédio próprio é mais do que merecido. O crescimento da Semmu reflete não apenas o avanço das políticas públicas, mas também o impacto positivo que isso traz para a comunidade. É lindo ver como a semente que você plantou há vinte anos floresceu em algo tão significativo. Parabéns também à Beatriz e ao Aurélio Goiano por acreditarem nessa causa e investirem no bem-estar das mulheres”, comemora Joelma.

Em Parauapebas, a porta de entrada dos serviços é no Centro de Referência da Mulher, que a partir deste mandato ampliou e qualificou o trabalho da equipe técnica e atendeu 711 mulheres em janeiro/25, mais que o dobro das que foram beneficiadas na gestão passada. 

“Ele é um espaço onde a mulher consegue vir e ter um atendimento integral, na verdade, de todas as necessidades que ela tem. Lá, ela é acolhida, ela é ouvida, e a partir do Centro de Referência são vistas todas as necessidades dessa mulher. Se ela tem necessidade de atendimento jurídico, nós teremos aqui. Se ela tem necessidade de ter serviço do CadÚnico, nós teremos uma sala do CadÚnico aqui. Se ela tem necessidade de serviços de saúde, de serviços da assistência para além do CadÚnico, a nossa equipe vai estar articulando. Com ele, a gente vai ampliar o nosso leque de atendimento”, explica Vanessa Michele Moitinho de Sales, secretária adjunta da pasta.

Para o pleno funcionamento dos serviços, a interação entre as secretarias municipais é muito importante para garantir um atendimento qualificado.

“A Assistência Social é bem ampla, bem completa, tanto na proteção social básica quanto na especial, a gente atende mulheres, né? Em Parauapebas, especificamente aqui, esse órgão que é integrado, né? E a gente está muito feliz por isso. Nós vamos ter um setor específico de cadastro único, onde essa mulher pode se direcionar a essa unidade, ser atendida dentro dos programas municipais, estaduais e federais. A secretaria também vai fazer os encaminhamentos necessários, porventura necessitar de uma família, que necessita de um acompanhamento, de um atendimento dentro dos nossos serviços, seja o serviço de convivência, fortalecimento de vínculo, seja um serviço de acompanhamento familiar dessa mulher”, disse Eliane da Silva Oliveira, assistente social da Secretaria de Assistência Social (Semas).

Rede de atendimento da Semmu:

·       Centro Integrado de Atendimento à Mulher;

·       Centro de Referência da Mulher;

·       Centro de Assessoria Jurídica;

·       Casa Abrigo;

·       Patrulha Maria da Penha;

·       Casa da Mulher;

·       Centro Refletir;

·       Semmu até você, que realiza atendimentos nas áreas rurais e periféricas da cidade.

Serviço:

Se precisar, entre em contato pelo telefone 180 ou presencialmente na rua Rio Dourado, snº 246 – Beira Rio.

Denuncie! Contribua para a construção de uma sociedade mais igualitária e de apoio às mulheres.

Reportagem: Deca Reis

Fotos: Irisvelton Silva

Assessoria de Comunicação/PMP 2025