Nova fase da limpeza urbana inclui reforço na coleta seletiva e ampliação da varrição nas vias da cidade.

Após meses de transtornos causados pelas falhas na prestação do serviço da antiga empresa responsável pela coleta de lixo urbano, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb), deu início nesta quarta-feira (07) ao novo contrato de coleta de lixo no município. A empresa Ressol passou a operar nas ruas da cidade com a missão de normalizar e qualificar o recolhimento de resíduos sólidos. A estimativa da Semurb é que, já nos primeiros dias de atuação, mais de 100 toneladas de lixo domiciliar sejam recolhidas, garantindo mais limpeza e segurança sanitária para a população.
O contrato anterior, firmado ainda na gestão passada e com validade de maio de 2024 a maio de 2025, impôs limitações à atual administração, que mesmo com esforços constantes, enfrentou dificuldades devido à execução abaixo do esperado por parte da antiga prestadora.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Herlon Soares, a nova empresa chega com o desafio de recuperar a cidade no menor tempo possível. “Desde o início do ano, os pagamentos à antiga prestadora foram realizados pontualmente, incluindo os meses de janeiro, fevereiro e março de 2025. A gestão atual não possui qualquer pendência financeira que justificasse a queda na qualidade do serviço prestado. Com a chegada da Ressol, reafirmamos o compromisso do governo municipal com a qualidade dos serviços públicos e a transparência na aplicação dos recursos”, afirmou.


O diretor de Limpeza Urbana de Parauapebas, Marcelo Eduardo, também destacou os benefícios do novo contrato, que foi elaborado com foco na ampliação e melhoria da cobertura dos serviços. “Essa nova etapa traz avanços significativos, como o reforço na coleta seletiva e maior presença da varrição nas vias urbanas. Inclusive, neste sábado (10), vamos iniciar um grande mutirão de retirada de entulhos no bairro Alto Bonito”, pontuou.
Com a mudança, a Prefeitura de Parauapebas reafirma seu compromisso com a saúde pública e a qualidade de vida da população. A expectativa é que, nos próximos dias, os impactos da transição já sejam visíveis em todos os bairros, garantindo à cidade um ambiente mais limpo e organizado.
Reportagem: Luciana Queiroz
Foto: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025