No trânsito, escolha a vida!

Abertura da Semana Nacional de Trânsito é realizada na Praça do Cidadão

publicado: 19/09/2023 11h44

Com a proposta de incentivar a adoção de escolhas seguras no trânsito, foi lançada na manhã desta segunda-feira, 18, a Semana Nacional de Trânsito, na Praça do Cidadão, no bairro Rio Verde.

“Este evento enfatiza a importância da responsabilidade no trânsito e nos convida a refletir sobre nosso comportamento ao circular pelas vias da cidade”, declara Renata Santos, secretária adjunta de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão.

Ezequiel Assunção, diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Ezequiel Assunção, ressalta que o órgão comprometido com a fiscalização, engenharia e conscientização no trânsito durante todo ano.  “Todas as nossas ações são pensadas promover a educação no trânsito. Peço a todos que se tornem disseminadores de comportamentos responsáveis e coloquem a vida como prioridade”, enfatiza.

Durante o evento, o público presente assistiu à peça “Esteja Sempre Atento no Trânsito”, que aborda uma situação cotidiana em que um motociclista que faz entregas rápidas se envolve em um acidente de trânsito ao colidir com um carro dirigido por um motorista embriagada. Através desse cenário, fica claro que escolhas diferentes poderiam ter evitado o problema.

Entre os presentes estavam cidadãos que passaram pelos locais e técnicos das empresas parceiras Plangecon, Parvi e Civil Master. Renata Malaquias, técnica em meio ambiente da empresa Mestre Civil, enfatiza: “O objetivo principal é a preservação da vida. Em nossa empresa, temos muitos motoristas e pais de família. Portanto, queremos que eles compreendam a importância de voltar para casa com segurança”.

Ao final da encenação, todos no palco reforçaram o slogan da campanha: “No trânsito, escolha a vida”. Abias Nascimento, agente de trânsito e membro do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), acrescenta: “Um simples ato, como respeitar as regras de trânsito, reduzir a velocidade e nunca dirigir sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas que causam dependência, pode fazer toda a diferença”.

Em Parauapebas, a Semana Nacional de Trânsito é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e do DMTT/ NET, até dia 25 de setembro. As atividades incluem palestras em empresas de transporte, apresentações teatrais em escolas e blitz educativas.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Leila Silva