Niver Cross de Parauapebas acelerou os corações

publicado: 15/05/2023 12h49

A programação dos 35 anos de aniversário do município chegou para os amantes de esportes radicais. O torneio mobilizou atletas nacionais em diversas categorias. As baterias e os treinos ocorreram no fim de semana, 13 e 14 de maio, no Complexo de Esportes Radicais, na PA 160, próximo ao Cedere.

Vrom, vrom, vrom, o ronco dos motores fez a alegria da galera que adora emoção em duas rodas. A programação de 35 anos de Parauapebas também homenageia os atletas de um esporte que já é tradição no município. Os competidores de todo país aguardavam ansiosos por este grande encontro entre amigos.

O destaque do torneio foi o filho da terra Arthur Gomes, de 14 anos (foto capa). Ele e sua equipe comemoraram os resultados e não faltou torcida para nosso atleta, até nossa entrevista foi interrompida por um fã. “Graças a Deus que tem fã para torcer por mim, a batalha foi grande e eu fui abençoado, eu corri sete baterias. O Rafael, meu treinador, ele é um cara excepcional, acabou me passando, mas a moto dele deu problema, então tive que contar com a sorte. Só tenho a agradecer a todo mundo que torceu, eu passava e todo mundo gritava, tive que respirar bastante”, comemora ofegante Arthur.

As mulheres também garantiram seu espaço em uma das categorias. Giovana Santos, de 25 anos, foi a grande vencedora. A atleta já corre há oito anos e fez questão de agradecer o apoio do marido. “A maior emoção pra mim é vencer uma corrida. A gente treina bastante, se dedica e a gente tá ali dentro da pista junto com outras meninas que também andam bem, se dedicam bastante e vencer pra mim é uma sensação muito incrível”, celebra.

O Niver Cross também abriu espaço para os motociclistas mais maduros na categoria Fênix, acima de 50 anos, e para crianças.

João Gomes de Souza, piloto de Capitão Poço e praticante do esporte há 20 anos, dedicou seu troféu ao amigo Marcos Barcelos. “Eu conheço o Marquinho, o Frangão, esse povo daqui de Parauapebas, e hoje tenho a oportunidade de participar dessa festa! Eu fiz uma oração antes da corrida para que Deus me mandasse até aqui pra oferecer o meu pódio para o Marquinhos, meu amigo de motocross está passando por uma situação difícil. Mas a gente tem que entender que nessa terra aqui nós nada temos, nada somos e nada aqui é para sempre. Temos sim que confiar no Espírito Santo de Deus. Pra que nos conduza os dias que nos resta aqui nessa terra. Muito obrigado também a minha equipe Lucas Santos”, concluiu emocionado.

“É o maior evento da América Latina e do Brasil segundo a Federação de Motocross! Eu estou muito feliz por isso”, destaca o prefeito de Parauapebas Darci Lermen. Mais de 200 atletas em 16 categorias participaram do torneio.

Natal Pereira da Silva, organizador do evento afirma: “Eu só tenho a agradecer o apoio da prefeitura durante estes dois anos. O evento melhora a cada ano e tem atletas do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e outros estados”.

Texto: Andréa Reis

Fotos: Orion Rodrigues e Portal Aventura