Natureza de Parauapebas encanta visitantes da 9ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia

publicado: 29/11/2021 12h42
Estande do município ficou entre os mais visitados em Belém durante os quatro dias do evento. Em 2022, prefeitura quer envolver população na construção de Parauapebas como cidade turística.

“Eu estou encantadíssima. Parei aqui na frente do estande, vi os vídeos, as cachoeiras, a natureza e eu disse: não conheço Parauapebas e eu quero conhecer”. Assim reagiu a professora belenense Cely Valente ao ser perguntada sobre as impressões que teve de Parauapebas, após visitar o estande do município na 9ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) realizada em Belém entre os dias 25 e 28 deste mês.

Montada na Estação das Docas, um dos mais belos cartões postais da capital paraense, a Fita reuniu cerca de 50 municípios, principalmente do Pará, e teve como tema “Conectando negócios na Amazônia”.

A abertura, no dia 25, marcada por apresentações culturais, contou com a presença do ministro de Turismo, Gilson Machado Neto, que em seu discurso elogiou o prefeito Darci Lermen por eleger o turismo como a nova mola propulsora econômica do desenvolvimento de Parauapebas.

Escolhido como destino anfitrião, Parauapebas novamente esteve entre os mais visitados da feira, e as pessoas não escondiam a admiração com as quatro rotas turísticas já consolidadas no município: Indígena, das Águas, Carajás e dos Búfalos, além do City Tour.

A belenense Maxilene Viandier, residente na cidade de Boulogne Sur Mer (França) há 17 anos, estava entre os visitantes surpresos com os produtos oferecidos. Turismóloga e proprietária de uma agência de turismo de natureza, ela viaja com grupo de franceses pelo mundo todo, especialmente para a Amazônia.

De passagem por Belém, soube da Fita por acaso “e quando cheguei aqui o estande de Parauapebas foi um dos que mais me chamou atenção”. À frente de Maxilene, a rota que ela mais procurava: a indígena.

“Fazia muito tempo que eu tinha interesse de desenvolver um produto que englobasse uma rota indígena, e quando tentei fazer isso vi que não era possível, somente em casos específicos e com autorização da Funai”, explicou ela, que irá a Parauapebas para conhecer o município e a Rota Indígena. “Parauapebas está de parabéns por essa iniciativa”, elogiou.

Natureza, a nova tendência

Dezembro está chegando com Parauapebas participando da sexta e última feira de turismo de 2021, agora em Foz do Iguaçu (PR). Para o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Mota, a prefeitura tem alcançado seu maior objetivo, que é o de divulgar as belezas naturais de Parauapebas.

“A nossa ideia é justamente essa: divulgar as nossas rotas, divulgar as nossas belezas, e a feira é muito importante pra isso”, diz o titular da Setur. “Parauapebas está no rumo certo. Em breve, Parauapebas será consolidada no turismo do Estado do Pará e do Brasil”.

O secretário de Turismo do Pará, André Dias, concorda e diz mais: o turismo de natureza é a nova tendência mundial, principalmente entre turistas europeus, o que facilita a projeção de Parauapebas dentro e fora do Brasil. “Uma série de estudos aponta que, das pesquisas realizadas no Google sobre turismo, mais de 50% das pessoas procuram produtos de turismo da natureza”, informa ele.

Prefeitura quer envolvimento da população

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, está mais do que convencido que acertou em cheio ao escolher o turismo de natureza como a nova matriz econômica para garantir o avanço do desenvolvimento de Parauapebas com o fim da exploração minerária daqui a algumas décadas.

Com o Prosap e as grandes obras a serem construídas a partir de 2022, Parauapebas contará com toda a infraestrutura necessária para receber os turistas. Mas isso não basta. É preciso, frisa Darci Lermen, que a população também seja preparada para que o turista seja bem atendido e se sinta confortável ao visitar o município.

Para isso, a prefeitura irá pensar em ações e campanhas para que a população compreenda a importância de contribuir no processo de transformação de Parauapebas em cidade turística, que pode ser com simples atitudes como ajudar a manter a cidade mais limpa e bonita.

“Nós queremos fazer uma gestão dentro da cidade para que o morador de Parauapebas participe desse momento da construção de uma cidade turística. Cada um tem que assumir sua parte, participar efetivamente disso. Parauapebas está pronta para se transformar numa grande cidade turística”, destaca o prefeito.

Texto: Hanny Amoras

Fotos: Renato Resende