Dando continuidade às comemorações do aniversário da cidade, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado, 18, um mutirão de consultas ortopédicas na Policlínica Municipal.
A ação foi voltada para pacientes encaminhados pela Direção de Regulação, Controle e Avaliação (DIRCA).
O mutirão contou com mais de 500 atendimentos ao longo do dia. A iniciativa busca reduzir as filas das unidades de saúde e o tempo de espera dos pacientes por atendimento ortopédico.
Durante as consultas, os médicos avaliaram o estado de cada paciente e atualizaram suas classificações de risco, adaptando os cuidados conforme as necessidades de cada indivíduo. José Almeida da Costa, auxiliar de serviços Gerais, elogiou o atendimento: “Eu cheguei às 8h30, mas já estava agendado. Foi ótimo, fui muito bem atendido, tanto na recepção quanto pelo ortopedista. A consulta foi excelente. Trouxe meu exame de imagem, consultei e está tudo ótimo”.
A coordenadora da Policlínica, Katiúcia de Lima, comentou sobre o sucesso da ação: “Hoje estamos aqui numa ação de ortopedia com cinco ortopedistas atendendo para diminuir a fila e o tempo de espera dos pacientes. Todos saem com seus exames, receitas e solicitações de retorno. A ação tem sido um sucesso porque o tempo de espera tem sido curto”.
O ortopedista, Luís Flávio Marques, destacou a importância de iniciativas como esta: “Esse tipo de iniciativa é interessante porque atende a uma população muito grande, incluindo a zona rural. Existe uma demanda reprimida importante que, mesmo com o atendimento sistemático, não é finalizada. O mutirão ajuda a melhorar essa demanda reprimida e agiliza alguns processos”.
A gestão municipal pretende continuar com ações semelhantes para melhorar a eficiência do sistema de saúde e proporcionar um atendimento mais ágil e humanizado à população.
TEXTO: Luciana Queiroz
FOTO: Luciana Queiroz
Parauapebas 36 anos – Mudando a Vida das Pessoas
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Parauapebas