Mutirão de consultas oftalmológicas para catarata e pterígio em Parauapebas alcança mais de 1800 atendimentos

publicado: 06/05/2024 11h35

Em comemoração ao 36º aniversário da cidade, a Prefeitura de Parauapebas organizou um mutirão de consultas oftalmológicas focado em catarata e pterígio, com resultados excepcionais. As atividades tiveram início no Centro de Olhos de Parauapebas (COP), de 1 a 4 de maio, onde foram realizados 823 atendimentos de pacientes regulados pela Direção de Regulação, Controle e Avaliação (DIRCA). O ápice do evento ocorreu na Policlínica Municipal, nos dias 4 e 5 de maio, onde a demanda era livre.

Mais de 1800 atendimentos foram efetuados, e aqueles que necessitavam de intervenção cirúrgica receberam encaminhamento imediato. O prefeito Darci Lermen expressou sua satisfação com a participação da população, incluindo moradores da zona rural e de municípios vizinhos, enfatizando o objetivo de eliminar as filas de espera para esses procedimentos. “Me deixa muito feliz em ver que a população atendeu nosso chamado comparecendo ao mutirão, sem dúvidas com a casa cheia logo iremos reduzir a demanda reprimida para este atendimento”.

Os beneficiados também elogiaram a eficiência do atendimento. Antônio da Silva, assistente administrativo, ficou impressionado com a organização e agilidade. “Cheguei bem cedo aqui na Policlínica e já tinha muita gente na minha frente, imaginei que passaria a tarde toda aqui e para minha surpresa, já estou sendo atendido de forma muito rápida. A equipe está de parabéns.”

Alaide dos Santos, aposentada, expressou sua felicidade com a oportunidade oferecida pelo mutirão. “Que Deus abençoe todos que estão envolvidos nessa ação. Fiquei muito ansiosa quando fiquei sabendo e tratei de me programar para chegar cedo aqui e já estou saindo com minha cirurgia agendada.”

Maria Hermelina, autônoma, destacou a importância do evento para sua saúde e agradeceu à equipe pelo atendimento e pela cirurgia agendada, ressaltando sua satisfação. “Eu estava precisando dessa consulta e hoje de forma bem rápida eu fui atendida. Isso me deixou muito feliz.”

Para aqueles que não puderam participar do mutirão, as Unidades Básicas de Saúde locais permanecem disponíveis para agendamento de consultas.

Texto: Luciana Queiroz
Foto: Luciana Queiroz