“O projeto ‘Conhecer para Preservar’ tem como objetivo a formação do cidadão, disseminação dos valores culturais, o sentimento de pertencimento e os laços afetivos entre os membros da comunidade, visando mostrar para a população de Parauapebas a importância da historiografia da cidade”, comenta a diretora do Museu Cleide Sousa.
O projeto de Educação Patrimonial insere-se na linha de Patrimônio Arqueológico e Cultural e, além da temática específica relativa ao patrimônio e à cultura, também apresenta outros temas transversais como: Cidadania e Democratização Social. Fotografias, palestras sobre arqueologia, a história da formação do município e seus primeiros habitantes fazem parte da iniciativa que contribui para o conteúdo de muitas disciplinas ofertadas para alunos rede municipal.
“A maioria dos alunos não tem contato com a história das suas cidades-natal e nem com a da cidade em que estão vivendo. Eu acho muito importante essa itinerância nas escolas para que os estudantes tenham contato com a história do município”, ressalta o professor de Artes Rivaldo França.
A criançada curtiu a iniciativa. “Eu nunca tinha ido no museu. Achei muito legal porque eles trouxeram o museu aqui”, conta July de Souza Abreu. Para Lavínia do Nascimento o que chamou a atenção foi o painel gigante com a linha do tempo que mostra a história de Parauapebas. “Eu aprendi muita coisa sobre o início do município”, destaca Lucas Silva.
Fotos: Orion Rodrigues
Assessoria de Comunicação/PMP