Município recebe investimentos do estado na área de segurança pública

publicado: 12/09/2023 14h59

Parauapebas é um dos municípios beneficiados pela Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (Peosp) que recebe uma série de equipamentos de segurança. Em visita à cidade nessa segunda-feira, 11, o governador Helder Barbalho fez a entrega desses recursos, que incluíram a Central de Atendimento e Despacho (CAD), 78 coletes balísticos e cinco motocicletas.

“Os investimentos são de suma importância e garantem paz, além da dar mais capacidade para o enfrentamento à criminalidade, sendo fundamentais para dar solução para a causa e fortalecer o sistema e a estratégia de segurança do município”, declara o governador.

Para Ezequiel Assunção, diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), os coletes balísticos são de grande importância para o bom desempenho das atividades dos agentes de trânsito.

“Os coletes contemplam todos os nossos agentes. Com essa conquista, nos sentimos honrados e reconhecidos pelo poder público, pois esses equipamentos vão nos ajudar bastante no nosso trabalho e proporcionar mais segurança aos cidadãos”, destaca Assunção.

Na oportunidade, também foram entregues cinco motocicletas à Guarda Municipal de Parauapebas (GMP). “As motos geram mais agilidade no deslocamento das nossas equipes e são essenciais nas rondas diárias e nos atendimentos das ocorrências”, enfatiza o comandante da GMP, Giego Lúcio.

Na CAD, que funciona na Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), a comitiva do governador, composta por representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), delegados, vereadores municipais, deputados, prefeito Darci Lermen, entre outras autoridades, acompanharam de perto a realidade dos servidores municipais e estaduais que trabalham 24 horas para atender as ligações dos números 190, da Polícia Militar, e 193, do Corpo de Bombeiros.

A central cobre a área de Parauapebas, Curionópolis, Eldorado do Carajás e Canaã dos Carajás e seus atendentes são responsáveis por despachar as viaturas para atender às ocorrências nesses municípios.

“A central de atendimento entrou em operação em caráter experimental desde novembro de 2022, graças a um Acordo de Cooperação Técnica entre a Segup e a Semsi. A soma de todos esses investimentos direcionados a Parauapebas visa fortalecer as ações de segurança no município e melhorar a eficiência das ações emergenciais, tudo para garantir mais segurança aos nossos munícipes”, destaca o secretário de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Denis Assunção.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Leila Silva e Felipe Borges