Na 3ª Noite do 35º Encontro da Mulher de Parauapebas, evento promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, seis equipes disputaram com garra e alegria espetáculos de dança contemporânea que encantaram o público.


Em março, celebramos as inúmeras conquistas das mulheres no Brasil, e em Parauapebas, o mês é intensificado de ações voltadas para a força, a alegria contagiante e a serenidade que elas demonstram em suas atitudes. Durante este mês especial, diversas ações e apresentações tomaram conta da cidade, evidenciando o poder feminino e a importância de promover o respeito e a união entre todas. As apresentações culturais aconteceram na noite dessa segunda-feira, 10, na Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, no bairro Cidade Nova.
O evento contou com a participação de várias equipes. Ao todo, 12 equipes irão se apresentar durante toda a programação do Encontro da Mulher, dedicando-se a esse momento tão importante para o universo feminino. As equipes Cinza, Masala, Branca, Laranja e Marfim deram um show.


Josy Leal, adjunta da Secult, percebeu em cada apresentação a dedicação das participantes, ressaltando o valor real que esse encontro tem para as mulheres. “É um momento ímpar na vida das mulheres, saber que essa gestão tem um olhar diferenciado para nós. Somos mulheres que inspiram e fazemos a diferença em nossa querida Parauapebas”, destacou Josy.
A programação dessa segunda-feira também contou com a presença da DJ Marijenny, que agitou o público no intervalo de cada apresentação com músicas e performances de grande energia. Além disso, as equipes participaram de uma tarefa relâmpago, que trouxe ainda mais dinamismo e diversão à celebração.


Para Duca Pereira, servidora da Semmu, participou da 1ª edição do evento e de todos os 34 anos, a inovação e a inclusão estão presentes em uma das festas mais bonitas do município. “Todo Encontro da Mulher traz inovação, porque sempre apresentamos novas mulheres, novos temas, e este ano o tema é muito importante: ‘Mulheres que inspiram a reconstrução de Parauapebas’! Outro diferencial é a participação das mulheres indígenas, que estão arrasando na competição com sua equipe Masala“, destacou Pereira.
Um momento emocionante da noite foi a homenagem da equipe Branca à ex-prefeita e ex-deputada federal Bel Mesquita, um verdadeiro baluarte no universo feminino, que lutou bravamente para que as mulheres de Parauapebas fossem respeitadas e tivessem seu espaço na sociedade. Creusa Vicente, ex-vereadora de Parauapebas e coautora do Encontro da Mulher, foi convidada a subir ao palco. Visivelmente emocionada, ela expressou seu sentimento de poder contar a todos como tudo começou e como o evento se tornou essa grandiosidade.





“Hoje, vocês são patrimônio imaterial e cultural do município, e uma coisa eu falo para vocês: como patrimônio, vocês têm o dever de entrar em contato com os outros municípios e mostrar do que nós, mulheres, somos capazes. Ser feminina não é um estilo de vida é saber transformar os dias em grandes atitudes, assim foi a Bel Mesquita, a nossa homenageada no 35º aniversário do Encontro da Mulher de Parauapebas”, destacou Creusa.
Após as apresentações, ocorreu a tarefa relâmpago, valendo 20 pontos para a equipe vencedora. Todas as equipes participaram com muito entusiasmo, mas a equipe Vermelha foi a vencedora, acumulando 40 pontos na somatória final.
O evento reforçou, mais uma vez, que a verdadeira força da mulher está em sua essência, na união e na luta constante por direitos e igualdade. As mulheres parauapebenses mostraram que têm uma alma forte e uma atitude admirável, sendo, sem dúvida, responsáveis por muitas mudanças na cidade.





A programação continua hoje, 11, com as apresentações de mais seis equipes na Praça de Esportes Radicais, a partir das 18h. Participe, traga sua família para conhecer a história da mulher de Parauapebas.


Reportagem: Ana Freitas
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025