Mulheres com deficiência participam de ações no Parque dos Ipês

publicado: 08/03/2023 08h25

Esportes, embelezamento, desfile de moda e atendimentos em saúde fizeram parte da agenda alusiva ao Dia da Mulher.

A programação alusiva ao Dia da Mulher já começou em Parauapebas e reuniu centenas de pessoas na manhã desta terça-feira, 07, no Parque dos Ipês, bairro Tropical. As atividades foram realizadas pela Secretaria de Assistência Social por meio da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped).

Para Adriana Rosa, presidente da Via Autismo, este evento é um marco para o município. “A gente tem assistido a Coordenadoria preparando eventos como esse, verdadeiramente inclusivos. É muito importante a gente quebrar o preconceito. Que todos possam ver que a mulher com deficiência pode sim, ela é poderosa sim”, enfatizou. Adriana também destacou a participação das famílias de pessoas com deficiência. “Hoje eles tão trabalhando não somente com as mulheres, mas também as mães de pessoas com deficiência e isso é muito importante pra gente”, comemora.

Geová Botelho, coordenador da Comped, aproveita estes espaços para divulgar os serviços prestados no município durante estas ações. “Estamos aqui com uma programação especial. Teremos vários atendimentos, inclusive apresentação de basquete em cadeira de rodas, mostrando que as mulheres também participam efetivamente dos esportes, além de trabalhar outras categorias”, diz o coordenador.

Rayssa Rocha nasceu com deficiência e conhece bem as dificuldades do dia a dia. “É muito bom ter um evento como esse porque valoriza a mulher e mostra importância ao valor da mulher com deficiência”, comemora.

Texto: Andréa Reis

Fotos: Chico Souza e Soraya dos Santos

Assessoria de Comunicação/PMP