Movimento Maio Amarelo sensibiliza comunidade sobre necessidade da paz no trânsito em Parauapebas

publicado: 03/05/2024 14h25

As atividades seguem até o fim do mês com palestras em empresas e escolas, e blitze educativas em vários pontos da cidade.

Diversas atividades educativas voltadas para a promoção de um trânsito mais seguro foram realizadas durante a manhã desta sexta-feira, 3, na Praça de Eventos, no bairro Cidade Nova, local da abertura do Movimento Maio Amarelo.

O evento contou com a participação ativa do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), em parceria com o 23º Grupamento Bombeiro Militar – Parauapebas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), empresas locais e a comunidade civil.

Enquanto a blitz educativa ocorria na rua E, no Cidade Nova, abordando pedestres, motociclistas e motoristas, os estudantes da Escola Municipal Chico Mendes participavam de atividades lúdicas, desde percursos seguros até jogos da memória, além de compreenderem como é realizado o trabalho de pronto atendimento, por meio da simulação do Projeto Samuzinho.

“O Maio Amarelo vai além do âmbito do departamento, por isso a importância do envolvimento de toda a população”, destaca o diretor do DMTT, Ezequiel Assunção.

O tema escolhido para este ano, “Paz no trânsito começa por você”, foi enfatizado pela coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), Narjara Brandão. “Encorajo a todos a refletirem sobre atitudes individuais e a busca por comportamentos mais seguros”, diz.

O Movimento Maio Amarelo é uma iniciativa mundial, que aqui em Parauapebas é realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), DMTT e NET, com apoio de empresas privadas e participação das escolas. O objetivo é combater os altos índices de acidentes no trânsito com ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil.

“É crucial o engajamento de todos nesta campanha em prol da vida. Quero agradecer a cada pessoa que esteve presente neste movimento e reforçar que devemos ser multiplicadores das mudanças necessárias para a segurança viária”, alerta a secretária adjunta da Semsi, Renata Santos.

As atividades do Maio Amarelo seguem até o fim do mês com palestras em empresas e escolas, e blitze educativas em vários pontos da cidade, ressaltando que estas ações já fazem parte da rotina anual do DMTT.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Leila Silva