Moradores da Palmares Sul participam de ação em alusão a Semana de Luta Pelos Direitos da Pessoa com Deficiência

publicado: 27/09/2022 14h44

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), levou aos moradores da comunidade Palmares Sul diversos atendimentos. Uma junção de parcerias para o cuidado com a saúde dos pacientes

Durante todo o dia 20, terça-feira, foram ofertadas orientações sobre o serviço da rede de cuidados da pessoa com deficiência, contando com palestras sobre a importância da estimulação precoce na identificação das deficiências, consultas, testes, vacinas, atendimento ginecológico, atendimento odontológico com especialista em atendimento a pessoas com deficiência e orientação para emissão do Passe Livre, CIPTEA.

Nilslene Ferreira, dona de casa, esteve presente na ação e falou da alegria de poder ter próximo a sua residência uma atividade inteiramente voltada à necessidade de pessoas com deficiência. “São diversos serviços que vieram de encontro a nossa necessidade, muitas vezes tínhamos que ir até o centro de Parauapebas para conseguir ser atendido e, agora, poder ser atendido pertinho de casa é maravilhoso, além dos cadastros em programas sociais que tínhamos muita dúvida e aqui foi tudo resolvido, estou feliz demais”, declara a moradora com um belo sorriso no rosto, demonstrando sua satisfação.

Segundo a supervisora da Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência, Glauciane Xavier, “o intuito desta ação é levar ao conhecimento da população a importância de estar identificando as deficiências de forma precoce e, também, pautar sobre os direitos da pessoa com deficiência no SUS. Esta ação contou com a parceria de várias outras secretarias fortalecendo, cada vez mais, os serviços ofertados em nosso município”, finaliza a coordenadora.

As ofertas de serviços e atendimentos devem ser pensadas de forma articulada e intersetorial, visando a inclusão das Pessoas com Deficiências. “Fornecer aos moradores um atendimento digno e humanizado é o que temos feito, atendendo a todos conforme as suas necessidades. Cada coordenador é orientado a trabalhar diretamente com o contato pessoal, pois é ouvindo os moradores que sabemos onde atuar e de que forma melhorar e, até agora, só temos visto nos pacientes o sentimento de gratidão”, comenta o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

A ação faz parte do calendário anual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD), que tem garantido mais inclusão no atendimento de pessoas com deficiências nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio de treinamentos para uso da linguagem de sinais.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Parauapebas