A qualificação ocorreu nesta segunda-feira, 16, para monitores sociais, controladores de acesso e equipes administrativas.
Durante toda esta segunda-feira, 16, no Hotel Mardan, os monitores sociais, os controladores de acesso e também as equipes que trabalham diretamente nos setores administrativos do Complexo Turístico de Parauapebas e do Parque dos Ipês, receberam um treinamento de qualificação para atuarem dentro dos espaços públicos. Ofertado pelo Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o capacitação visa aprimorar o atendimento realizado à população que visita diariamente os espaços de lazer e esportes.
“Esse treinamento é muito importante porque dá acesso ao servidor às informações relevantes sobre os atrativos e o patrimônio natural que os espaços possuem, além de prepará-los para receberem de maneira adequada os visitantes, explicando, por exemplo, sobre as diversas áreas que existentes, como as áreas livres de atividade física”, disse Maria Zanandréa Nascimento, supervisora do Setor de Licenciamento e Monitoramento do Prosap e gestora provisória do Complexo Turístico.
Temas como Regras de Uso Público e Visitação, Regras para a Realização Piqueniques e Aniversários no Bosque, Regras para o Desenvolvimento do Comércio Ambulante e também os Mandamentos do Monitor Ambiental foram abordados para melhor orientação das equipes, visando oferecer um atendimento qualitativo para o público que frequenta e visita os dois espaços.
Segundo a coordenadora Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Prosap, Lana Nunes, esse tipo de atividade vem sendo realizada desde a inauguração do Parque dos Ipês. “A gente vem programando esse tipo de atividade para que aconteça de forma recorrente porque entendemos que alguns iniciam sem nenhuma experiência. Nós os orientamos a respeito do histórico do Complexo Turístico e do Parque dos Ipês, estruturas, espécies existentes [flora e fauna], forma de atendimento, tudo para que os monitores sociais, os controladores de acesso e os que trabalham no setor administrativo estejam preparados para responder o que pode e o que não pode dentro desses espaços”.
Recém-chegado para trabalhar no Complexo Turístico de Parauapebas, o monitor Rubens de Menezes, falou da importância da capacitação. “Acho muito legal o treinamento. Como se trata de um espaço de acesso controlado, nós temos que ter esses conceitos de preservação para conseguir orientar de forma educativa os visitantes”.
Atuando no Parque dos Ipês desde setembro de 2022, a monitora social, Gabriela Cruz, avaliou positivamente a qualificação técnica. “Eu vejo este momento de qualificação como positivo para que possamos ter um conhecimento melhor e saber passar as informações para os visitantes. Aprendemos sobre a forma correta de recepcioná-los e sobre como conduzi-los a respeito das regras dos espaços”, ressaltou Gabriela complementando que “no começo, no Parque dos Ipês, foi um pouco difícil a aceitação das regras, já que era o primeiro espaço de acesso controlado, mas hoje as pessoas são bem mais flexíveis e mais bem receptivas pelo próprio conhecimento das regras”.
Texto: Nara Moura
Fotos: Elienai Araújo
Assessoria de Comunicação/PMP