Acolhimento marca o retorno às aulas da rede municipal de Parauapebas

publicado: 08/02/2023 16h19

Os estudantes da rede municipal de ensino de Parauapebas foram recebidos no primeiro dia de aula, 6, com muitas dinâmicas, alegria e afeto. O acolhimento inicial é muito importante para a construção de vínculos entre gestão, educadores, alunos e pais, por isso, todas as escolas capricharam na organização, que contou com balões, músicas e mensagens motivacionais e de boas-vindas.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed) o retorno ocorreu de forma tranquila e contou com a presença de cerca de 80% dos estudantes. Atualmente a Semed conta com cerca de 50 mil alunos matriculados em 77 escolas que atendem da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos, entre estas estão também as escolas de Tempo Integral.

O secretário de Educação, José Leal Nunes, esteve presente em algumas escolas acompanhando o retorno. “Passei em várias escolas e ver a alegria e felicidade dos alunos nesse início de ano letivo é muito bom. As escolas estão bastante movimentadas. Nossos professores estão preparados e eu tenho certeza que será um ano muito produtivo para toda a rede municipal”, afirma o gestor.

O Grupo Comunitário Escolar (GCE) também marcou presença em algumas unidades escolares com a “Operação Volta às Aulas”. “Durante essas duas primeiras semanas estaremos presente em nove escolas, onde realizaremos o acolhimento e ações de prevenção, orientação e combate à violência” informa a GM Vieira, destacando que o objetivo é garantir uma formação cidadã e a implantação de uma cultura de paz.

Na escola Dorothy Stang as salas ficaram lotadas. Segundo Camila Alves, vice-diretora da unidade educacional, a quantidade de alunos superou a expectativa. “Nos organizamos durante a semana passada toda: fizemos reuniões, o planejamento e ornamentamos os espaços para receber bem os nossos alunos. E eles ficaram muito felizes, alguns até emocionados. Foi muito bom”, assegura a educadora.

Valnéria Nunes é mãe do Isaque, aluno da escola Elonilda Oliveira. O pequeno estudante de apenas 3 anos está tendo sua primeira experiência com a educação formal. “O Isaque nasceu no período da pandemia, então ele ficou muito isolado, sem contato com outras crianças. Eu acredito que essa experiência vai ser maravilhosa para ele e já deu para observar que ele vai se divertir muito. Estamos cheios de expectativas”, conclui a mãe.

Foi assim, com muita expectativa, que a jovem Ana Vitória da Silva, aluna do 5º ano, compareceu à escola Dorothy Stang. “A recepção aqui foi muito legal, eu gostei muito. Adorei minha professora. Eu estava muito animada para vir para escola e rever os amigos e professores”, afirma a estudante.

Fotos: Renato Resende e Thamires Tayná

Prefeitura de Parauapebas