Momentos cívicos realizados pelas escolas municipais marcam o sete de setembro em Parauapebas

publicado: 07/09/2023 19h11

Neste 7 de setembro, as escolas da rede municipal de ensino de Parauapebas celebraram o Dia da Pátria com belíssimos momentos cívicos. Com o tema “Parauapebas 35 anos: a história e identidade de um povo”, os estudantes realizaram homenagens e evidenciaram marcos importantes dos 35 anos da cidade, além de levarem para a comunidade parte dos projetos desenvolvidos pelas unidades educacionais.

Ao invés de um único desfile, cada escola teve a oportunidade de realizar as comemorações no seu bairro, envolvendo a comunidade da qual faz parte. Algumas encheram as ruas da cidade com ritmo e vida, por meio de pelotões bem organizados e repletos de cores e informações. Outras optaram por realizar as comemorações e homenagens dentro da própria unidade de ensino, mas com o mesmo brilho, simbolismo e participação de toda a comunidade escolar, sempre buscando envolver e aproximar ainda mais a comunidade local da escola.

“Neste ano, nós organizamos as comemorações do 7 de setembro em um formato diferente, mais descentralizado, com o objetivo de aproximar as escolas da comunidade. E as escolas se empenharam, envolveram a comunidade escolar e estão realizando eventos bem organizados e muito bonitos.”, destaca o secretário de Educação, José Leal Nunes.

Para Lucilene Dias, mãe da Glaucia Dias Barbosa, aluna da escola Dorothy Stang, o fato do desfile ocorrer no bairro onde mora favoreceu sua participação no evento. “Eu gostei muito da organização do desfile deste ano, pois por ser perto de casa facilitou muito o nosso acesso e eu consegui acompanhar a minha filha neste momento muito importante. Estou feliz e orgulhosa em participar deste momento que é único para ela e para a gente também”, afirma Lucilene.

A escola Dorothy Stang foi uma das 77 escolas municipais que mobilizou sua comunidade para prestigiar o momento cívico. “Mais de 90 estudantes participaram deste ato cívico. Nós aproveitamos a ocasião também para apresentar os projetos que são desenvolvidos em sala com os nossos alunos. E tudo isso é muito significativo, porque a comunidade está aqui presente, prestigiando o desfile no seu bairro”, destaca Rogério Furtado, gestor da escola.

PARAUAPEBAS 35 ANOS: A HISTÓRIA E IDENTIDADE DE UM POVO

A temática adotada busca desenvolver uma proposta interdisciplinar com estudos e pesquisas que ressaltam a importância de alunos, professores e a população reconhecerem os aspectos históricos, sociais e culturais que compõem a identidade cultural do nosso povo.

A Fanfarra Municipal Faruk Salmen também abrilhantou as comemorações. Ela marcou presença em diversas escolas e deu um verdadeiro show de ritmos e envoltura durante as apresentações. “Eles começam a se preparar desde o início do ano pra esse período. São mais de sessenta jovens que participam da Fanfarra e, esse ano, nós estamos com a fanfarra itinerante. Estaremos em algumas escolas e bairros da nossa cidade, trazendo esse momento cívico e fortalecendo esse dia tão especial”, afirma Yuri Sobieski, secretário da Juventude.

Texto: Messânia Cardoso
Fotos: Lucas Santos e Thamires Tayná