Mobilização Maio Amarelo: Segurança no Trânsito

publicado: 20/05/2022 11h20

A campanha Maio Amarelo de 2022 tem como tema: “Juntos Salvamos Vida”

A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas juntou dados alarmantes e importantes para a sociedade em relação às vitimas de acidentes de trânsito que são atendidos em nosso município.
Em Parauapebas, segundo a Rede de Urgência e Emergência, de janeiro a dezembro de 2021, foram 3.832 atendimentos voltados para pacientes vítimas de sinistros de trânsito nas portas de entrada de urgência, como a Unidade de Pronto Atendimento- UPA e Pronto Socorro do Hospital Municipal de Parauapebas. Destes, 3.472 feridos envolviam motocicletas. Em relação às internações hospitalares, foram 1.534, destacando-se o sexo masculino como predominante e totalizando um custo equivalente de 2.066.876,11 ao ano aos cofres públicos. Ressalta-se o aumento de 24,32% no número de óbitos em relação ao ano de 2020. A imprudência e negligência tem sido o fator mais associado aos sinistros de trânsito.
No contexto das pessoas está a dor e o sofrimento das vitimas do acidente, dos parentes e amigos. A vítima do sinistro de trânsito, em algumas situações, tende a conviver com deficiências física, auditiva, visual e psicológica que traz graves prejuízos tanto para ele quanto a sociedade, como prejuízo financeiro, familiar, motora, profissional; gastos hospitalares, custos previdenciários entres outros respectivamente, destaca a supervisora da rede da pessoa com deficiência, Glauciane Xavier.
A campanha Maio Amarelo de 2022, tem como tema “Juntos Salvamos Vida” e visa reduzir os acidentes de trânsito, por meio de processo educativo e conscientização da sociedade. Em Parauapebas, durante o ano, serão desenvolvidas em parceria com o DMTT, atividades de educação no trânsito e de primeiros socorros voltados para condutores.
O secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, reforçou que “os hospitais então prontos para atender a estes pacientes, porém muitos desses casos poderiam ser evitados, quando respeitada as normas de trânsito, quando esse condutor entende que além de sua vida tem a de outros em nossas vias, que podem ser prejudicadas, então estamos sempre trabalhando em conjunto com os órgãos de segurança pública para conscientizar esses condutores de que o trânsito não é lugar de brincadeiras”, afirma o secretário.

Prefeitura de Parauapebas