Merendeiras da rede municipal de ensino passam por qualificação profissional

publicado: 22/04/2024 15h47

Com o objetivo de aprimorar a qualidade da alimentação escolar oferecida aos mais de 50 mil estudantes da rede municipal de ensino de Parauapebas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu uma formação para 361 merendeiras. O evento, que ocorreu no último sábado, 20, teve como foco principal a melhoria dos serviços prestados, garantindo refeições mais saudáveis, saborosas e balanceadas.
A formação contou com a presença da equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), que compartilharam conhecimentos sobre técnicas de preparo, armazenamento adequado dos alimentos e boas práticas de higiene na cozinha. Além disso, foram abordados temas como ética, relações interpessoais, atendimento ao público, atribuições do cargo e a importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais, pelos demais palestrantes.
Segundo Taiana Sena, nutricionista e responsável técnica do DAE, “As merendeiras, que são os manipuladores de alimentos das escolas, devem ser capacitadas periodicamente em higiene pessoal, manipulação higiênica dos alimentos e doenças transmitidas por alimentos, entre outras temáticas, visando garantir mais segurança e qualidade à alimentação escolar. É uma exigência estabelecida também pela legislação da Anvisa RDC 216/2004”, afirma a técnica.
Para Eliane Vital Cordeiro, merendeira da escola Cecília Meireles, a capacitação foi enriquecedora. “Aprendi muitas coisas novas que vão me ajudar a oferecer refeições mais saudáveis e saborosas para as crianças. Tenho certeza que esses conhecimentos farão a diferença no dia a dia da nossa cozinha”, destacou a profissional.
Com essa formação, a Semed reforça o compromisso em garantir uma alimentação de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino e ressalta a importância do trabalho das merendeiras nesse processo.
“Essa é a primeira vez que proporcionamos uma formação exclusiva para as profissionais que atuam na alimentação escolar. E eu fico muito feliz em ver o quanto elas estão motivadas e comprometidas em aprender cada vez mais para oferecer um serviço de excelência e qualidade para os nossos alunos”, destaca José Leal Nunes, secretário de Educação.
Ao todo, são servidas mais de 70 mil refeições aos alunos da rede municipal de ensino de Parauapebas todos os dias, incluindo lanches, almoços, jantares e desjejum, nas escolas de educação infantil, fundamental, Tempo Integral, urbanas e do campo. Para Leila Lobato, coordenadora da Assessoria de Planejamento e Gestão da Semed, com o aperfeiçoamento a alimentação terá muito mais qualidade. “O nosso objetivo é valorizar e qualificar a prática das nossas merendeiras para que a alimentação servida aos nossos estudantes tenha cada vez mais qualidade”.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Lucas Santos