Médicos veterinários comemoram data no Brasil

publicado: 09/09/2022 16h06

Em Parauapebas, uma equipe de seis profissionais atuam na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), cuidando da saúde animal no município.

Dia 9 de setembro é comemorado o Dia do Médico Veterinário, mas você sabe como essa data surgiu? Desde 1910, já existiam no Brasil escolas veterinárias, porém, somente em 1933 que a data foi instituída oficialmente depois que o presidente Getúlio Vargas assinou e publicou, em 9 de setembro daquele ano, o Decreto nº 23.133, responsável por regularizar os cursos de medicina veterinária e normatizar a atuação da profissão.

A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa) conta atualmente com seis médicos veterinários, que atuam na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Ali, eles prestam atendimento clínico aos animais e fazem o controle de animais sinantrópicos – aqueles que se adaptaram a viver perto de humanos, como aranhas, baratas, barbeiros, ratos, morcegos e escorpiões.

Os veterinários ainda fazem controle de acidentes com animais peçonhentos e controle populacional de cães e gatos, além de desenvolverem ações de planejamento e monitoramento de animais.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, desde a implantação da UVZ em Parauapebas houve uma redução significativa no contágio de doenças transmitidas por cães e gatos, além da redução do número de animais nas ruas.

“Estes profissionais são extremamente necessários para o cuidado destes animais, que por vezes são tidos como membro da família e merecem um atendimento digno. Eu só tenho a parabenizá-los por esta data e dizer que em nossa cidade temos veterinários dedicados com o trabalho e com o cuidado destes animais”, reconhece o gestor.

Atendimentos:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a população que necessita dos serviços ofertados pela UVZ devem buscar informações pelo telefone (94) 3346-2669 ou presencialmente de segunda a quinta-feira, na rua D, 306, bairro Cidade Nova, das 8h às 12h.

Assessoria de Comunicação – ASCOM/PMP
Prefeitura de Parauapebas