Matinê: Domingo de cores, marchinhas e muita diversão

publicado: 20/02/2023 12h44

A tradicional Matinê no CDC foi o ponto de encontro da garotada e das pessoas que curtem músicas que embalaram os antigos carnavais.

 

 

“Quanto riso, oh, quanta alegria!

Mais de mil palhaços no salão.

Arlequim está chorando

Pelo amor da Colombina

No meio da multidão.”

(Zé Keti-Pereira Mattos)

É dessa trilha sonora que o advogado Douglas Carvalho está falando. Este ano  ele trouxe seu filho para aproveitar a tradicional Matinê, realizada no Centro de Desenvolvimento Cultural, neste domingo, dia 19.

“Eu estou achando ótimo, é uma opção pra gente, pras crianças, pros pais aqui em Parauapebas. Também é oportunidade para as crianças se divertirem e para viverem a cultura do carnaval, do carnaval histórico mesmo, como era no nosso tempo, dos nossos pais e nossos avós, Isso é muito bacana de passar pra eles”, celebra o folião Douglas e sua família.

A Matinê  reuniu centenas de famílias que curtiram o carnaval com Vamberto e banda. Para alguns foi a primeira folia da vida, pra outros aquele chance de tirar a fantasia do armário mais uma vez.

A Franciane Garcia, mãe da Joane, comemorou. “Eu tô gostando muito, eu acho muito interessante, acho que é importante pras famílias ter o horário pras crianças vim, curtir o carnaval também, de uma forma bem legal, bem criativa e trazer pra brincar. Hoje eu trago a minha filha, e já trouxe os outros filhos. Tô trazendo ela pra curtir o carnaval junto com a gente, eu gosto muito de carnaval”.

A festa mais popular do Brasil também é uma forma de gerar renda para os artistas empreendedores. O palhaço Tucupi estava rindo à toa. “Tá uma maravilha, a criançada tá vindo em peso pra cá e tão comprando brinquedinho do palhacinho”.

E para quem não teve folga no fim de semana, a programação do Carnaval da Nossa Gente continua nesta segunda-feira, 20, a partir das 19 horas, com a apresentação do Cordão Cultural, que vai acontecer pela primeira vez em Parauapebas. A concentração será em frente a secretaria de Assistência Social (Rua E – Cidade Nova).

Mais tarde, a partir das 21h30, na Praça de Eventos (Cidade Nova), a festa continua com a apresentação de bloco independentes e os artistas Thata Fernandes. Felipe D’ Lucca, Julia Graciela, Dj Saymon. Biu do piseiro e MC Lobato na de Eventos.

Texto e foto: Andréa Reis

Assessoria de Comunicação/PMP