“Mais Segurança e Cidadania nas Escolas” completa um ano de ações em Parauapebas

publicado: 25/05/2023 11h32

Desde a implantação, o projeto contemplou mais de 19 mil alunos da rede pública com atividades socioeducativas e serviços.

Trabalhar as questões relacionadas à segurança e minimizar os impactos da violência nas comunidades. Este é o principal objetivo do projeto “Mais Segurança e Cidadania nas Escolas”, que completou nesta quarta-feira, 24, um ano de implantação.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), em parceria com a pasta da Educação (Semed). De forma interativa e lúdica, incentiva o cuidado das pessoas e do ambiente escolar com apoio dos Grupamento Comunitário Escolar da Guarda Municipal (GCE), o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), Centro de Controle e Operações (CCO), Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e as técnicas dos Primeiros Socorros e Saúde na Escola (PSSE).

Até hoje, o projeto realizou mais de 19 mil atendimentos nas escolas Domingos Cardoso, Fernando Pessoa, Eunice Moreira, Olga da Silva, Milton Martins, Dorothy Stang e Faruk Salmen.

A ação mais recente foi realizada na escola Nelson Mandela, na semana passada, e contou com: apresentações teatrais sobre trânsito; oficinas de resíduos sólidos e recursos hídricos; jogos lúdicos sobre segurança; demonstração de procedimentos de primeiros socorros; palestras e gincana. Além dos serviços como a emissão de CPF e carteira de identidade.

Por meio do projeto, as crianças e adolescentes são envolvidas em atividades que incentivam à cidadania, prevenção da vida, gestão de riscos, uso da tecnologia para promoção da segurança e da cultura de paz.

Texto e fotos: Semsi

Assessoria de Comunicação/PMP