“Mais Segurança e Cidadania nas Escolas” amplia ações para estudantes do município

O programa já realizou mais de 12 mil atendimentos em 2023,  e a partir do mês de novembro ampliará os atendimentos para  à rede pública estadual de ensino.

publicado: 27/10/2023 11h37

Esta semana, o “Mais Segurança e Cidadania nas Escolas” esteve na unidade educacional Paulo Fonteles de Lima, localizada no bairro Rio Verde. O programa oferece uma gama de serviços, incluindo a emissão de documentos, apresentações teatrais, jogos, gincanas e oficinas. O foco é abordar temas cruciais, como segurança no trânsito, cultura de paz, gestão de recursos hídricos e descarte correto de resíduos e o uso da tecnologia aliada a segurança.

Essa edição contou também com a participação do 23º Grupamento de Bombeiro Militar. O comandante Catuaba enfatizou a importância dessa colaboração. “Vemos essa ação como algo muito importante para o conhecimento e a formação das crianças e adolescentes do nosso município”, frisa.

A parceria entre as secretarias municipais de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e Educação (Semed) comprova a efetividade do programa que agora possui status da Lei N° 5.268, de 24 de agosto de 2023.

“Em vigor há mais um ano, o Mais Segurança integra de forma positiva as ações voltadas para o público escolar com participação do Grupamento Comunitário Escolar da Guarda Municipal (GCE), o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), o Centro de Controle e Operações (CCO), o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), órgãos vinculados à Semsi, bem como projeções de técnicas de Primeiros Socorros e de Saúde na Escola (PSSE) realizadas pela Educação , além do uso das instalações escolares”, explica o secretário de Segurança, Denis Assunção.

“Nossa secretaria foi procurada pelas escolas estaduais, e até o final deste ano, atenderemos as unidades educacionais Irmã Dulce, Janela para o Mundo, Milton Martins e Euclydes Figueiredo, adaptando nossas ações à linguagem juvenil, com o propósito de promover um ambiente de paz, segurança e cidadania no interior e no entorno das unidades de ensino, assim com tem sido feito em nossos atendimentos”, finaliza a coordenadora do Mais Segurança, Sandra Barcelos.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Leila Silva