Mais de trezentos atletas participam do XI Grand Prix Parauapebas de Judô

O evento é realizado pela Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (Aepa) em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

publicado: 05/11/2022 20h54

Ao longo deste sábado, 05, diversas disputas passaram pelo tatame montado no ginásio Islander Souza. Mais de trezentos atletas dos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Amapá participaram da décima primeira edição do Grand Prix de Parauapebas de Judô, realizado em diversas categorias. Dentre eles, o pequeno Pedro Lucas Pinheiro de apenas sete anos, que carrega um grande amor pelo esporte. “Eu gosto muito e para mim o judô é um amor. Meu sonho é ser um atleta profissional e ganhar muitas medalhas”, conta.

O evento já é tradição no município e tem crescido cada vez mais. Para o presidente da Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (Aepa), Hamilton Moraes, a competição vem se destacando no cenário nacional. “Uma competição que era municipal e tomou essa grandeza toda, e está se destacando já em alguns estados ao redor”, conta orgulhoso.

Ele também destaca a importância de incentivar as categorias mirins para bons resultados futuros. “Estamos com nossos atletas de quatro a oito anos começando no judô. Mas temos atletas hoje, como o Thiego Marques, fazendo seletiva para o mundial. É um atleta que saiu do projeto do município. Graças à parceria que temos com a Prefeitura, temos atletas em um ranking mundial”, destaca.

O prefeito de Parauapebas conta que “isso é uma consequência desse trabalho de base que está sendo feito”. E destaca duas razões pelas quais está feliz com os resultados que Parauapebas vem conquistando no esporte. “Primeiro, pelo trabalho de inclusão que é feito. E segundo, pela possibilidade de alguém se destacar a nível nacional, a nível mundial. Mas o mais importante, é a inclusão social que o esporte promove”, define Darci Lermen.

A arte marcial tem por objetivo desenvolver os aspectos físicos, a mente e a alma. Nesse sentido, o secretário adjunto da Semel, Jorge Guerreiro, fala da importância de as crianças praticarem o esporte para uma melhor disciplina. “É algo muito importante para nossa cidade, nossos atletas, inclusive, eu tenho frisado isso frequentemente aos pais, para que eles possam incentivar os seus filhos a praticarem porque é algo que eles passam a ter uma disciplina excelente, tanto em casa como no próprio esporte”, explica.

Projeto Esporte e Cidadania

Diversas categorias são ofertadas nos sete polos do Projeto Esporte e Cidadania (PEC) da Prefeitura de Parauapebas, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Judô, Karatê, Balé, Jiu-Jitsu, Capoeira e futebol são ofertados para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos de idade. Atualmente, as escolinhas atendem 2.666 alunos de diversas modalidades esportivas.

Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Renato Resende