Mais de três mil pessoas recebem aulas gratuitas de karatê, balé, informática e música

publicado: 02/04/2023 11h36

Prefeitura de Parauapebas é parceira do Instituto Ágape para a capacitação nas áreas de cultura, educação, esporte e desenvolvimento humano. A meta deste ano é ampliar o atendimento para mais de 1.500 famílias.

Nesta sexta-feira, 31, foi reinaugurada a sede do Instituto Ágape, no bairro Da Paz. O vice-prefeito, João Trindade, vereadores e representantes de várias instituições sociais comemoraram junto com as famílias beneficiadas pelas atividades de formação da instituição.

A gestão municipal mantém sua parceria com organizações focada na capacitação gratuita de muitas famílias de Parauapebas. João Trindade, vice-prefeito, ressalta: “Esta interação entre o município, a comunidade e os institutos tem que prevalecer, porque essa é uma das maneiras que o governo tem de chegar até a vida dessas pessoas. Essas parcerias ajudam a transformar a vida dos pais e das crianças. Parabéns para a presidente, os voluntários e todas as pessoas que cuidam deste instituto, a gente fica muito feliz com o resultado que se tem obtido”, comemora.

A presidente do Instituto Ágape, Sandra Rios, destaca que proporcionar educação para crianças, adolescentes e adultos é uma honra. “A história do Ágape começou com Karatê, depois partimos para as aulas de balé e então informática. Daí foi só aumentando as modalidades, as oficinas e aumentando o atendimento em polos nas zonas urbana e rural. No ano passado nós atendemos em torno de três mil pessoas e este ano a nossa meta alcançar seis mil”, planeja Sandra.

Maria Gracinete de Macedo Cruz, avó do Gabriel, conta como ela começou a participar das atividades. “Eu comecei aqui trazendo o meu neto para as aulas de karatê. Ai eu vi como era a dinâmica e achei que seria muito bom pra mim. Eu estava já toda enferrujada, aí eu comecei fazer karatê também, senti minha saúde muito melhor”, revela.

A Roselma Gonçalves Duarte é a mãe orgulhosa de duas meninas que participam de aulas de karatê, balé, canto e violão. “Eu trouxe as meninas para cá no ano passado. É um bom desenvolvimento para elas, eu gosto muito daqui, os professores são super legais, elas são incentivadas a praticar, elas não gostam nem de faltar”. E complementa: “Eu acho o esporte muito bom, elas já participaram de vários campeonatos, já chegaram a ganhar medalhas”, celebra.

Texto: Andréa Reis

Fotos: Orion Rodrigues