Muay thai, capoeira, karatê, boxe, wrestling, jiu-jitsu e judô são as modalidades disputadas na segunda edição do Copão de Artes Marciais. O evento faz parte do projeto Caça Talentos, que oferece aulas dessas categorias, promovendo união e integração entre os esportes. Mais de 500 atletas participaram da abertura na quinta-feira, 25, no Ginásio Poliesportivo do Novo Brasil e as disputas seguem até domingo, 28.
O Copão é realizado pelo Instituto Ágape em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “Nós sabemos que através do esporte se transformam vidas, resgata as pessoas e um futuro muito brilhante. É através do esporte que se faz campeões dentro e fora das quatro linhas”, comenta Ricardo Lima, secretário de Esporte.
A esteticista Emanuelly Santos conta que recusou muitos convites até que um dia resolveu dar uma chance para a capoeira, “resolvi ir, me apaixonei e tô aqui jogando capoeira”. Ela conta com orgulho sobre a transformação que a capoeira fez em sua vida. “Tive muita melhora em questão relacionada à saúde, cansaço físico, sedentarismo. Antes eu não conseguia andar uma esquina, hoje, se deixar, eu já corro uma maratona toda”, analisa.
A presidente do Instituto Ágape, Sandra Rios, menciona a importância da parceria com a Prefeitura de Parauapebas para beneficiar jovens e crianças por meio do esporte e da cultura. “A gente está viajando pra fora pra competir, tudo graças ao Instituto Ágape e à parceria com a prefeitura. Através dessas parcerias que nós conseguimos levar nossas crianças, trazer em eventos como esse. Então, de certa forma, a gente transforma a vida de crianças, não só no esporte, mas também na cultura”.
Programação
26/04 – Sexta feira
18h30 – Karatê
Kumitê em Equipe
Exame de Faixa
27/04 – Sábado
08h30 – Judô e Wrestling
14h – Jiu Jitsu
17h – Capoeira
28/04 – Domingo
15h30 – Capoeira
Batizado/ Troca de Corda
Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Ernaldo Castro
Assessoria de Comunicação/PMP