Mais de 2 mil indígenas são beneficiados com políticas públicas em Parauapebas

publicado: 19/04/2023 10h51

19 de abril é dia de homenagear o Povo Indígena Xikrin, primeiros habitantes do município.

A Prefeitura de Parauapebas reconhece por meio de políticas públicas a importância de preservar e valorizar a história, cultura e tradições dos povos originários. “É fundamental reconhecer e respeitar os direitos indígenas e a riqueza que sua diversidade cultural traz para nossa sociedade”, reforça Girlan Pereira, diretor do Departamento de Relações Indígenas (DRI).

Ao longo dos anos, a gestão pública tem se empenhado na promoção dos direitos indígenas e na manutenção de um diálogo aberto e constante com essa população. Por meio do DRI, a prefeitura destaca o trabalho em conjunto do Instituto Indígena Botie Xikrin como organização social indígena na defesa dos direitos indígenas.

“Pra mim, o dia 19 de abril, é uma data que marca a luta e a resistência dos povos originários da nossa terra em busca de seus direitos”, afirma Atoro Tikran Xikrin Gavião, representante do Instituto.

Nesta data emblemática e especial, prestamos homenagem ao Povo Indígena Xikrin e parabenizamos as grandes lideranças do Povo Indígena Xikrin do Kateté, Karangre Xikrin e Bep Tum. Estendemos nosso profundo respeito a todos os Povos Indígenas e reiteramos nosso compromisso com ações pautadas no trabalho e seriedade em relação a essa causa tão importante todos os dias.

Se você quer conhecer mais sobre a história dos povos originários, pode visitar o Museu de Parauapebas Hilmar Harry Kluck. A visitação é gratuita de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados e domingos das 10h às 16h.

Fotos: Felipe Borges

Assessoria de Comunicação/PMP