Mais de 18 mil alunos da rede municipal de Parauapebas realizaram provas da 1ª etapa da Olimpíada de Matemática

publicado: 31/05/2023 15h31

Cerca de 18,3 milhões de estudantes de todo o país realizaram as provas da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nesta terça-feira, 30. A Olimpíada, que é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), alcançou a participação de mais de 99,87% dos municípios do território nacional.

Em Parauapebas, mais de 18 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 3ª e 4ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Indígena, da rede municipal de ensino, participaram do certame, que é considerado a maior competição científica do país.

O professor de matemática da escola Carlos Henrique, Eder Araújo, é um grande incentivador da participação dos alunos na competição. Ele tem orientando os estudantes em várias edições do certame, inclusive, tem contribuído para a conquista de medalhas por alunos da instituição.

“Fazer a prova da Olimpíada, além de reforçar os conhecimentos matemáticos dos alunos, pode significar a geração de uma nova perspectiva para vida pessoal deles por meio da educação. Temos um aluno que conseguiu bolsa de estudos integral para cursar o ensino médio numa grande escola do nordeste depois que conquistou medalha de ouro na OBMEP. Hoje ele estuda numa universidade federal”, destaca Eder.

“Na primeira etapa do certame, as provas, compostas por vinte questões objetivas, são aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas. Dos cartões respostas dos candidatos aprovados, apenas 5% dos que realizaram as provas, serão enviados aos organizadores da Olimpíada”, explica Maria Vania, técnica de matemática da Secretaria Municipal de Educação.

Nesta edição, a novidade foi o aumento do número de medalhas. Serão 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, distribuídas a nível nacional; além de 20,5 mil medalhas a nível regional.

Na rede municipal de ensino, os alunos passaram por vários processos de preparação para a prova. Jeniffer Beatriz, aluna do 9º ano da escola municipal Carlos Henrique, disse estar preparada e confiante. “A Obmep é uma boa oportunidade de verificar o quanto aprendi com as aulas e os conteúdos em que preciso melhorar”, afirma a estudante ao mencionar que está consciente das oportunidades que um bom resultado pode lhe proporcionar.

“O desenvolvimento de um trabalho sólido, que gera bons resultados, só é possível por meio de ações planejadas e executadas de forma conjunta, com gestão, equipe técnica, educadores e parceiros. É isso que estamos fazendo, procurando cada vez mais oferecer o suporte necessário para que nossos educadores possam preparar bem os alunos”, destaca José Leal Nunes, secretário municipal de educação.

A relação com os candidatos aprovados para a próxima fase será divulgada dia 2 de agosto e as provas estão marcadas para 7 de outubro.

Texto e fotos: Comunicação Semed

Assessoria de Comunicação/PMP