Mais de 1.600 alunos de Parauapebas serão beneficiados com as novas instalações da escola Irmã Dulce

publicado: 06/06/2022 15h27

O Governo do Pará entregou na última sexta-feira, 03, as novas instalações da escola de ensino médio localizada no bairro da Paz, zona Central.

A história da escola irmã Dulce se confunde com a história da vida das famílias do município de Parauapebas. Uma escola que foi devolvida à comunidade após um período de espera devido a paralisação das obras, por este motivo os alunos foram para um prédio provisório, também sem estrutura adequada, agora os estudantes podem desfrutar de uma estrutura adequada.

Para reconstrução da Escola Irmã Dulce, o Governo do Pará investiu mais de R $1,2 milhão. Os 1.612 alunos serão atendidos de forma presencial e poderão usufruir de 12 salas, banheiros, laboratório de informática, laboratórios multidisciplinares, sala técnico, sala pedagógica, arquivo, secretaria, direção, vice direção, sala do conselho, sala dos professores, Recreio coberto, sala educação física, sala grêmio, copa/cozinha, depósito de merenda, banheiro de serviço, vestiário masculino, vestiário feminino, banheiros masculino e feminino para pessoas com deficiência e quadra poliesportiva.

Para a Senhora Joana Torres da Silva, mais conhecida como “Joaninha” a mesma compartilha com grande emoção a história que já presenciou, além de pioneira do município a moradora acompanhou de perto toda a evolução da escola, “Eu moro aqui no bairro da Paz há 31 anos. Eu estive presente quando esse colégio foi construído, ainda de madeira, e agora estou muito grata. Tivemos muitos momentos difíceis, mas graças a boa vontade dos nossos governantes, estamos realizando um sonho”, disse emocionada a moradora.

“Para nós é uma alegria muito grande participar deste momento ao lado do governador. A educação no município sempre foi prioridade e contar com o compromisso e os investimentos do estado na etapa do ensino médio é muito importante para nossa comunidade”, comemora o prefeito Darci Lermen.

“Essa é uma das escolas mais importantes de Parauapebas. Depois de anos com obras que ficaram paralisadas, nós resgatamos essa obra e, acima de tudo, hoje devolvemos aos alunos e professores, esta unidade. É uma grande vitória. Um dos melhores equipamentos educacionais à disposição da população de Parauapebas, dando um passo importante”, destaca Helder Barbalho.

Boas notícias

Durante o evento o prefeito Darci Lermen e o governador Helder Barbalho anunciaram novas conquistas para a educação. “A Escola Eduardo Angelim passa por reformas, o bairro Vs-10, passará a ter escola de ensino médio, e a atual escola Amazon, passará a ser escola Estadual de ensino fundamental e médio, a escola tem 40 salas de aulas que irão atender alunos com maior comodidade. Com isso estamos recuperando as estruturas escolares de Parauapebas, deixando Parauapebas a frente de um novo tempo para a educação”.

Quem foi a irmã Dulce?

Irmã Dulce (1914-1992) foi uma religiosa católica brasileira que dedicou a sua vida a ajudar os doentes e os mais necessitados. Foi beatificada pelo Papa Bento XVI, no dia 10 de dezembro de 2010, passando a ser reconhecida com o título de “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”. Foi declarada santa pelo Papa Francisco em uma celebração no Vaticano no dia 13 de outubro de 2019.

Texto: Nívea Lima – Ascom/PMP

Foto: Elienai Araújo – Ascom/PMP