Saaep

Mais água tratada para moradores do Vale do Sol, Tropical e Ipiranga

Os bairros Vale do Sol, Tropical e Ipiranga serão beneficiados com interligação de adutora realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).

publicado: 05/05/2022 09h24

No último final de semana, o Saaep realizou três intervenções para levar mais água para esses bairros, duas na adutora que ligam o reservatório Betânia até a região e a terceira na Estação de Tratamento de Água IV (ETA IV). Com a operação, cerca de 6 mil moradores dessas regiões, acostumados a receberem água via carros pipa, serão agraciados com água tratada direto da rede.

“Primeiro, instalamos um registro para direcionar a água da adutora para as quadras do Tropical e Ipiranga que, antes, eram abastecidas por caminhões pipa. Depois realizamos uma segunda interligação num ponto mais acima, essa intervenção irá enviar água para o bairro Vale do Sol. Por último, fizemos uma interligação direto na rede da ETA IV que auxiliará no abastecimento das quadras mais próximas a ela. Nosso objetivo a médio prazo é eliminar o uso contínuo de carros pipa na região”, explicou o diretor operacional Lucas Jorge.

O diretor-executivo Elson Cardoso comenta que esta é uma fase experimental na implantação do novo sistema do Tropical. “Inicialmente, enviaremos água durante o período da tarde. Assim, podemos avaliar a vazão e verificar vazamentos nas redes. Em breve, informaremos o horário definitivo das manobras e pouco a pouco estaremos retirando os carros pipa de circulação no local”.

Dona Maria de Moura e Sousa, moradora do bairro tropical já sentiu a melhoria em sua casa. “Eu estou muito feliz com água aqui em casa, eu tenho um chuveiro que não usava porque não tinha água, agora eu tenho água, água é vida, quero agradecer o Saaep pela melhoria aqui para o nosso bairro”, comemora.

Fique Atento

O Saaep informa que é preciso estar atento para algumas questões importantes sobre a melhoria.

• A distribuição de água na rede será realizada pelo sistema de manobras, ou seja, terá um horário predeterminado para liberar o abastecimento, assim como acontece em outros locais;
  • A orientação é que cada residência tenha uma caixa d’água para ter reserva quando a água estiver direcionada para outro setor;
  • Algumas residências, que ainda não possuem ligação com a rede do Saaep, deverão entrar em contato com a autarquia e fazer a solicitação da ordem de serviço;
  • Os carros pipas ainda estão dando apoio no abastecimento, e serão retirados gradativamente até a implantação definitiva do novo sistema.

Texto: Comunicação Saaep

Fotos: Renato Resende