Mais 309 Títulos de Imóveis foram entregues pela Prefeitura aos moradores do bairro Liberdade 1

publicado: 15/05/2023 13h07

O evento ocorreu na quadra de esportes da Escola Municipal Eduardo Angelim. Total de documentos já chega a 938 e faz parte da primeira etapa do Titula Parauapebas.

“Todo mundo dizia que a gente nunca ia legalizar o nosso imóvel. Por isso, é uma alegria imensa saber que eu, que estou no bairro desde o início, hoje recebo o documento da minha casa”. Essas foram as palavras emocionadas de Francisca de Brito, 60 anos, moradora do Liberdade 1 desde 1995.

Francisca faz parte de uma das 309 famílias que receberam, de maneira gratuita, o título do seu imóvel, durante evento realizado pela Prefeitura de Parauapebas na última sexta-feira, 12. A ação fez parte da programação de comemoração do aniversário de 35 anos da cidade, como resultado do trabalho do Programa Titula Parauapebas, executado pela prefeitura, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal, Darci Lermen, falou da importância do Titula Parauapebas para o município. “É uma alegria imensa entregarmos mais títulos para os moradores do Liberdade 1, e isso só é possível graças à implantação da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), fortalecida com o Programa Titula Parauapebas. Estou muito feliz porque juntos estamos transformando a nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

O coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas, Cleverland Carvalho, a frente também do Prosap, destacou que os títulos são um anseio antigo dos moradores. “Há muito os moradores esperam por este momento e, hoje, nós estamos comemorando os 35 anos de Parauapebas com a entrega de mais 309 títulos como parte da Reurb Liberdade. O Prosap já está na sua terceira Reurb, presente também no bairro Vale do Sol e nos bairros do entorno do Igarapé Ilha do Coco, a exemplo do Rio Verde”.

Quem também chegou cedo para esperar o momento de receber o seu tão sonhado título foi Maria da Conceição Pacheco, de 80 anos, moradora do bairro desde 2006. “Com o título posso dizer que a minha casa é mesmo minha. É mais uma segurança e eu estou muito, muito feliz!”, comentou satisfeita.

“A entrega desses títulos definitivos foi uma luta conjunta da Associação dos Moradores do Liberdade 1 e 2 e também dos vereadores e do próprio prefeito. O título é muito importante porque traz segurança aos moradores para que eles possam investir nos seus imóveis; a equipe do Prosap está toda de parabéns! É uma equipe muito educada”, disse Cláudio Lima, presidente da Associação dos Moradores do Liberdade 1 e 2.

Texto: Nara Moura

Fotos: Luana Ferreira e arquivo Prosap