Iniciativas em escolas, empresas e vias públicas marcam mês dedicado à conscientização e proteção dos direitos das crianças e adolescentes.






O mês de maio é marcado por uma intensa agenda de atividades em Parauapebas, dedicadas ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha “Maio Laranja” promoveu palestras, caminhadas, encontros e ações de conscientização em escolas, empresas e espaços públicos, com o objetivo de mobilizar a sociedade e proteger os mais vulneráveis.
O prefeito Aurélio Goiano destacou a importância da mobilização conjunta: “Nossa cidade está unida no combate a esse crime hediondo. O Maio Laranja é um chamado para que cada cidadão se torne um agente de proteção. Não podemos permitir que nossas crianças e adolescentes vivam sob o medo. É dever de todos nós garantir um ambiente seguro e livre de violência”.
Ainda na primeira semana, as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estiveram no dia 7 de maio, ministrando palestras na Escola Municipal Faruk Salmen, no bairro Guanabara, no Cras da Paz, na Escola Eurides Santana e no Cras Rio Verde, ambas focadas no combate ao abuso e à exploração sexual.
No dia 8 de maio uma caminhada foi realizada pela qualidade de vida. No mesmo dia, no Cras Rio Verde, houve um encontro com famílias e aniversariantes, com apresentação de uma paródia sobre o tema coordenada pelo orientador social Josias e grupo de música. O Cras Altamiro Borba também promoverá palestra na Escola Oziel Alves Pereira, na Palmares.
As atividades serão encerradas com um seminário no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP) no dia 30 de maio, com o tema “Semeando a Proteção: estratégias para combater a violência sexual de crianças e adolescentes”. O evento, que contará com a participação da Gestão do Trabalho, COMDCAP e Conselho Tutelar, terá duração de 8 horas e oferecerá certificado aos participantes.




O Secretário de Assistência Social, Neil Armstrong, enfatizou a importância da campanha: “Cada ação planejada para o Maio Laranja visa fortalecer a rede de proteção e garantir que Parauapebas seja um ambiente seguro para o desenvolvimento pleno de nossas crianças e adolescentes. Precisamos trabalhar juntos, governo e comunidade, para que a proteção dos nossos jovens seja uma prioridade. Somente assim poderemos enfrentar essa realidade e construir um futuro sem violência”.
Antes disso, no dia 29 de maio, uma caminhada de encerramento da campanha reunirá alunos da Escola Fernando Pessoa, Girão e Centro Comunitário, finalizando com uma blitz.



Caso você suspeite de abuso sexual contra crianças ou adolescentes, é fundamental agir rapidamente e de maneira responsável, podendo ligar no disque 100, ou para (94) 99114 2309, (94) 98807 7740 e fale com o Conselho Tutelar de Parauapebas, e você será mantido no anonimato.
Orientações sobre o que fazer:
1. Anote todas as informações relevantes, como datas, locais, comportamentos observados e quaisquer declarações feitas pela criança ou adolescente.
2. Nunca confronte a pessoa suspeita. Isso pode agravar a situação e colocar a vítima em risco.
3. Caso você tenha suspeitas concretas, entre em contato com o Conselho Tutelar ou a Delegacia de Polícia. Eles têm a capacitação necessária para lidar com essas situações de maneira adequada.
4. Ofereça apoio à criança ou adolescente, garantindo que se sintam seguros e protegidos. Escute-os sem julgamentos e incentive-os a falar sobre suas experiências.
A ampla e diversificada programação do “Maio Laranja” em Parauapebas demonstra o compromisso do município em proteger crianças e adolescentes, promovendo a conscientização e o enfrentamento do abuso e da exploração sexual.
Reportagem: Ana Freitas
Fotos: Irisvelton Silva/Deca Reis
Assessoria de Comunicação/PMP 2025