Maio Amarelo: prefeitura inicia atividades da campanha em Parauapebas

publicado: 05/05/2022 13h02

A fim de alertar a população para um trânsito mais seguro, Parauapebas participa mais uma vez da campanha Maio Amarelo. A abertura oficial ocorreu nessa quarta-feira, 4, na Câmara Municipal.

No evento, autoridades municipais e órgãos de segurança destacaram a importância da responsabilidade de cada cidadão para a paz no trânsito.

“O governo municipal já tem aderido, em anos anteriores, e esse ano precisa ficar mais forte, essa intensificação da orientação no comportamento do condutor e do pedestre na rua”, ressalta o vice-prefeito João Trindade.

A programação é conduzida pelo Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), ambos ligados à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

“Há 10 anos, o departamento municipal de trânsito trabalha com essa temática para a redução de sinistro de trânsito em Parauapebas. O Maio Amarelo é um movimento internacional, e surgiu com um só objetivo: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito”, comenta Abias Nascimento, coordenador do NET.

Cadeirante há mais de 11 anos, o servidor público João Maicon Vieira relatou seu trágico acidente de moto, ocorrido por embriaguez. “Bebi, montei na moto, achei que estava legal; bati no meio-fio, caí e a moto caiu por cima de mim. Minha mãe recebeu aquela fatídica notícia: ‘pode levar para casa, porque a partir de hoje, ele não vive, ele vegeta. Seu filho é tetraplégico’. Muito tratamento, muita fé em Deus e hoje eu já consigo me locomover com algumas dificuldades, mas locomovo até legal”, conta.

Com o tema Juntos Salvamos Vidas, até o fim deste mês, diversas ações educativas serão realizadas em pontos públicos da cidade, como também palestras em instituições e empresas, e ainda um passeio ciclístico também chamará a atenção da população para a campanha.

Texto: Sara Dias

Fotos: Orion Lima