Maio Amarelo: orientações, jogos e exposição de equipamentos de segurança marcaram o encerramento do movimento em Parauapebas

O Complexo Turístico de Parauapebas recebeu as atividades que marcaram o encerramento do Movimento Maio Amarelo no final da tarde desta terça-feira, 30. No espaço destinado a atividades lúdicas, explicações e distribuição de material educativo, empresas parceiras e o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), orientavam os frequentadores do local.

publicado: 31/05/2023 11h39

“A maioria dos acidentes ocorrem por imprudência. Por isso, essa campanha é muito importante para que todos nós estejamos mais informados sobre como se comportar no trânsito de forma prudente e segura, para poder salvar vidas”, destacou o motorista Ademir Silva Teles, que estava acompanhado da esposa, filha e netos, que aproveitavam para brincar e tirar algumas dúvidas referentes às leis de trânsito, uso correto do capacete e tipos adequado de assentos de elevação para crianças.

A coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito, Narjara Brandão, reforçou que ao longo do mês, o movimento trabalhou com diferentes públicos a temática: No trânsito, escolha a vida.

“Nossas ações foram bem recebidas pela população. Atingimos mais de cinco mil pessoas, sendo crianças, adolescentes e jovens, com orientações nas escolas, trabalhadores de empresas de fretamento, que lidam diretamente com o transporte pesado, pedestres e ciclistas, nas abordagens de rua e no shopping”, comemorou Narjara.

Em Parauapebas, o Maio Amarelo é realizado pela Prefeitura Municipal, junto a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi). Durante todo o mês foi seguido o cronograma de atividades que envolveram dicas de direção defensiva, uso de equipamentos de segurança, brincadeiras relacionadas ao comportamento correto no trânsito, distribuição de material informativo, blitize e palestras.

De acordo com o secretário da Semsi, Denis Assunção, a intenção é desenvolver estratégias para promover mais harmonia no trânsito. “A partir das ações de sensibilização transmitimos a mensagem que todos devemos fazer escolhas seguras, redobrando sempre os cuidados nas vias públicas”, disse o gestor da pasta, que destacando também, a imprudência como a maior causa dos sinistros de trânsito.

Ao longo do ano, o NET, que faz parte do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), segue participando de projetos como o Mais Segurança e Cidadania nas Escolas, e promovendo ações pontuais e campanhas sempre reforçando as boas práticas para um trânsito mais seguro.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Leila Silva