Jovens nascidos em 2005 já podem realizar o alistamento militar

publicado: 13/01/2023 11h21

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) já está realizando o alistamento militar dos jovens nascidos em 2005, que têm até o dia 30 de junho deste ano para fazer o procedimento via site https://alistamento.eb.mil.br ou no setor da Junta de Serviço Militar em uma das unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). 

A Junta de Serviço Militar está à disposição também para orientação. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, nas duas unidades do SAC – na Feira do Produtor, na Rodovia Faruk Salmen; e   na Praça do Cidadão, na Rua do Comércio, bairro Rio Verde. 

No momento do cadastro, é importante que os jovens tenham em mãos um documento com foto (RG ou CNH) ou as certidões de nascimento ou casamento e comprovante de endereço. Além disso, informar e-mail e telefone para contato. 

Após o alistamento, será designada uma data para comparecimento e participação em cerimônia de Juramento à Bandeira, que ocorre regularmente em uma das unidades do SAC, para a obtenção do Certificado de Dispensa. 

Com relação aos maiores de 18 anos ou que tenham nascido em anos anteriores a 2005 e que não tenham se alistado, é necessário procurar o serviço para regulamentar a situação e realizar o pagamento de multa por se alistar fora do prazo legal. 

O alistamento militar é obrigatório e, para quem não realiza, pode gerar impedimentos para tirar documentação (como passaporte, título de eleitor), abrir conta em banco, ingressar no serviço público ou em instituição de ensino.  

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Parauapebas