Em três dias de formação, foram atendidos jovens das vilas Palmares I e II, Sanção e Paulo Fonteles
A capacitação para os jovens da zona rural faz parte do projeto “Capacita mais Pará”, que oferece oficinas profissionalizantes, de forma itinerante e totalmente gratuita, atendendo aos públicos feminino e masculino a partir de 15 anos de idade.
“O Capacita Mais Pará é uma parceria com Governo do Estado e a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Juventude, no intuito de realizar oficinas de capacitação profissionalizantes. Atendemos jovens das comunidades Palmares Sul, Vila Sanção, Paulo Fonteles e Palmares II”, explicou o secretário de Juventude, Yuri Sobieski.
A jovem Meurys Trindade, moradora da Palmares II, foi uma das 100 participantes do curso de qualificação profissional e comentou que a chance é única, pois orienta para o mercado de trabalho e também para a vida.
“Esse curso já estava esperando faz tempo. É uma oportunidade para os jovens da comunidade, além de ser um incentivo para entrar no mercado de trabalho, pra gente buscar melhorias na nossa vida. Não temos muitas condições de ir para o centro da cidade fazer curso, ainda mais eu que sou mãe de família. Estou muito feliz e agradecida por esse curso”, declarou a jovem afirmando que vai colocar em prática o aprendizado do curso.
Para o coordenador de Relações Institucionais da Associação dos Moradores da Agrovila Palmares Sul (Amapals), Evaldo Fidelis, o governo municipal deu um importante passo nas políticas públicas para a juventude da zona rural.
“Esse primeiro passo que está sendo dado é muito importante, o que a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) está fazendo saindo do centro urbano para ramificar nas comunidades é o que a gente espera que a aconteça durante o processo do mandato, da gestão pública, importante a aplicação desses territórios que estão longe do centro urbano, a juventude necessita dessas políticas públicas”.
A juventude aprendeu sobre os temas: Ética e Etiqueta no Mercado de Trabalho; Convivência; Oralidade e Discurso; Raciocínio Lógico; Criatividade; Trabalho em Equipe; Liderança; Empreendedorismo; Emprego Conectado; Elaboração de Currículo; Educação Financeira e Comportamento Profissional.
De acordo com o coordenador do núcleo de projetos da Fundação ParáPaz, Renan Ferreira, cerca de 100 jovens foram certificados a partir das propostas do projeto Capacita Mais Pará.
“A Fundação ParáPaz, em parceria com a Prefeitura, tem esse incentivo à juventude de inserir esses jovens no mercado de trabalho para que eles venham ter um futuro e possível fuga dessas mazelas sociais. Essa possibilidade de profissionalização desses jovens oportuniza para que esse público tenha acesso a esses cursos e tenham oportunidade de emprego”, ressaltou o coordenador.
A Sejuv vem trabalhando a inserção da juventude no mercado de trabalho. Ainda esse mês será lançado o projeto Qualificampo direcionado à juventude do campo.
Texto: Liliane Diniz
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação/PMP