Juntos, a gente consegue levar essa mensagem ao mundo!
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou a campanha “Janeiro Branco”, que tem como principal objetivo à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Como janeiro é o primeiro mês do ano, ele acaba inspirando as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia.
Como o tema geral para este ano é “A vida pede equilíbrio”, a Semsa planejou encontros entre servidores para falarem sobre o assunto. Segundo a psicóloga Juliana Coimbra, momentos como esse são muito importantes.
“Conseguimos estabelecer um tempo para falar e ser ouvido, tirar um pouco do peso que acumulamos ao longo do tempo e nos ajuda manter relações mais saudáveis com nós mesmos e com o próximo”, finalizou.
Para a enfermeira Sandra Ribeiro, coordenadora da pasta Saúde e Segurança do Trabalhador da Semsa, a proposta da campanha vem ao encontro a uma necessidade real da atualidade.
“Começo de ano sempre pede reflexão sobre o passado, o presente e o futuro de nossas vidas e sobre como conduzimos nossas relações. Os grupos no quais atuamos têm o objetivo de oportunizar a fala e desenvolver o bem-estar, a qualidade emocional de vida, estimular o autoconhecimento e a autonomia mental como estratégias simples para o autocuidado” enfatiza a servidora.
De acordo com Gilberto Laranjeiras, secretário de Saúde, o Janeiro Branco é uma ação importante para sensibilizar a população quanto à necessidade do cuidado e atenção para a saúde mental. Ele faz questão de reforçar o quanto ações como estas podem salvar vidas.
“Acabamos de passar por algo nunca enfrentado na história desta geração, uma pandemia que infelizmente deixou sequelas, e quando digo isso me refiro a vidas que foram perdidas, histórias que deixaram de ser escritas, e isso afeta a mente dos familiares, amigos e companheiros. Devemos manter o equilíbrio, afinal a vida pede equilíbrio, devemos buscar se abrir com os profissionais que podem nos ajudar. Nossa saúde, sem sombra de dúvida, tem muita gente capacitada para isso, gente que ama o que faz”, explica.
Então, que neste mês possamos buscar o equilíbrio e manter-se com a saúde mental centrada, não tenhamos medo do novo e jamais a gente deixe que os pensamentos ruins nos puxem para baixo. Lembre-se que a campanha do Janeiro Branco existe, mas os outros meses também podem, e devem, ser uma extensão de tudo que aprendemos neste mês.
Texto: Ítalo Almeida
Arte: Ascom
Assessoria de Comunicação/PMP