IPTU Premiado 2025: carnês entregues terão data para pagamento alterada no sistema

publicado: 04/06/2025 09h09

Contribuintes podem aproveitar os carnês já entregues para o pagamento, mesmo com data de vencimento impressa divergente

Desde a última sexta-feira, 30, a Prefeitura de Parauapebas trabalha em ajustes com o banco responsável pela emissão dos carnês do IPTU Premiado 2025 para garantir que os documentos já distribuídos aos contribuintes pudessem ser reaproveitados, mesmo com a mudança na data de vencimento.

A boa notícia foi confirmada nesta terça-feira, 03: os boletos que trazem o vencimento impresso para 30 de maio serão processados com a data corrigida para 29 de agosto, sem necessidade de substituição.
De acordo com Anderson Silva, diretor do Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), setor ligado a Secretaria de Fazenda (SEFAZ), a medida evita transtornos e garante praticidade aos cidadãos.

Conseguimos realinhar o sistema após dias de negociação. Mesmo que o carnê físico mostre o dia 30 de maio, no momento do pagamento, a data registrada será 29 de agosto. É importante que todos saibam: não precisam solicitar um novo boleto”, explicou.

Como participar do IPTU Premiado 2025?
O IPTU Premiado 2025 é uma iniciativa que vai sortear prêmios entre os contribuintes em dia com o imposto. Para concorrer, basta:

  1. Pagar o IPTU 2025 até 29 de agosto – Utilize o carnê já entregue ou gere o boleto no site da Desenvolve.
  2. Preencher o formulário on-line no site da prefeitura entre os dias de 8 de setembro a 6 de outubro.
  3. Aguardar o sorteio que será realizado no dia 11 de outubro pela Loteria Federal.

A alteração da data sem necessidade de reemissão dos carnês é uma solução técnica, ágil e sustentável. “Isso demonstra o compromisso da gestão em facilitar a vida do contribuinte, evitando filas e burocracias desnecessárias”, reforçou Silva.

Reportagem: Márcia Machado

Assessoria de Comunicação / PMP 2025