
O objetivo da parceria é oferecer atendimento especializado a homens com idades entre 18 e 70 anos, residentes no município, com foco na avaliação, orientação e encaminhamento para tratamento adequado. A ação visa garantir um cuidado humanizado, contribuindo para a reinserção social e a melhoria da qualidade de vida dos atendidos.
Para viabilizar o projeto, serão repassados à instituição R$ 862.674,76 (oitocentos e sessenta e dois mil, seiscentos e setenta e quatro reais e setenta e seis centavos), conforme previsto no Plano de Trabalho. Os recursos têm origem no Fundo Municipal de Saúde e estão vinculados à estrutura da Rede de Atenção Primária à Saúde do município.
O Instituto Emanuel Brasil foi criado em 15/12/2021 e possui comprovada atuação na área de assistência psicossocial e de saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química. Atualmente, atende mais de 50 usuários com oficinas de panificação e arteterapia.


Os recursos serão utilizados para o pagamento de aluguéis, alimentação, veículos de apoio, material de higiene pessoal, limpeza e remuneração dos profissionais que integram a entidade.
O termo tem vigência a partir de ontem, 02/10, e segue até 28/02/2026, período em que a Casa de Apoio Emanuel executará as ações previstas em parceria com a Semsa.
“Este fomento é mais um passo na ampliação do cuidado com a saúde mental e no combate à dependência química em Parauapebas. Nosso objetivo é fortalecer a rede de apoio também para homens, com responsabilidade e compromisso com a sociedade”, ressaltou Luiz Antônio Mendes Veloso, secretário municipal de Saúde.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à saúde integral e ao acolhimento de populações vulneráveis.
Fotos: Casa de Apoio Emanuel
Assessoria de Comunicação/PMP 2025