Inovação na Educação: Parauapebas oficializa projeto Escola Cívico-Militar

publicado: 24/03/2025 14h17

Parauapebas deu um importante passo na busca por uma educação transformadora e de qualidade e lança o programa Escola Cívico-Militar, uma iniciativa que promete revolucionar o ensino no município. A escola Nelson Mandela, localizada no bairro Tropical, é unidade que está recebendo o projeto piloto, e atenderá cerca de 1.400 alunos nos turnos da manhã e da tarde.

O programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e a Polícia Militar do Pará, por meio do Programa Supervisão Militar Educacional (Sume).

Denominado de PSUME, o programa municipal visa combinar a gestão disciplinar militar com o ensino pedagógico tradicional, criando um ambiente estruturado e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes.

A transição do modelo de ensino na escola Nelson Mandela conta a participação da Guarda Municipal e a expectativa é que a escola se torne um polo de transformação social, impactando positivamente não apenas os alunos, mas toda a comunidade ao seu redor.

A secretária de Educação, Maura Paulino, destacou a importância do projeto para o futuro da educação em Parauapebas. “Estamos unindo o melhor da pedagogia tradicional com a disciplina e a organização militar, criando um ambiente onde os alunos vão se desenvolver integralmente. Essa iniciativa será um marco na redução da violência e na formação de cidadãos”, afirmou a gestora.

De acordo com Kleferson Loureiro, coordenador do Programa Cívico-Militar em Parauapebas, a escola também oferecerá atividades esportivas como parte da estratégia educacional.

O PSUME reforça o compromisso do município com o desenvolvimento educacional e social, mostrando que é possível construir um futuro melhor por meio da educação.

Reportagem: Márcia Machado

Fotos: Irisvelton Silva