I Workshop de Tecnologias Educacionais de Parauapebas reúne educadores

publicado: 16/06/2022 10h20

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento Tecnologias e Informática Educacional (DTIE), o evento aconteceu na última sexta-feira, 10, de forma híbrida: Presencialmente na Câmara Municipal de Parauapebas e on-line, sendo transmitido pelo Facebook e Youtube da Semed.

Cerca de mil educadores participaram do workshop, que contou com a apresentação de ações inovadoras já em desenvolvimento nas escolas, realizada por professores da rede. Além de painéis de discussão e palestras com professor Adolfo Tanzi, doutor em linguística aplicada e estudos de linguagem, sobre metodologias ativas como futuro da educação, e José Ivair Motta, sobre educação 5.0, ambos considerados referência em inovação de tecnologias educacionais.

“Atuando diretamente no processo de agregar tecnologia da informação no processo pedagógico da rede municipal, o tema do evento, trouxe provocações aos educadores sobre a necessidade de buscar novas formas de ensinar e aprender”, explicou Felipe Campos, Coordenador DTIE.

Para Kelly Ainnette, professora da escola municipal Carlos Henrique e participante do workshop. “A pandemia trouxe um outro olhar para a gente enquanto educador. Não podemos ficar presos só às nossas práticas anteriores, a gente precisa inovar, mudar, e tudo que foi dito nessas palestras nos ajudará muito nessa melhora”, afirmou a educadora.

“Temos que fazer com que o aluno aprenda através das ferramentas ofertadas pela tecnologia. Essa é a realidade do futuro e o futuro começa hoje”, destacou Socorro Silva, secretária adjunta de Educação.

A secretária disse ainda acreditar que essas orientações transmitidas pelos palestrantes deixarão novas ideias sobre a inclusão de alunos e professores como parte do processo educacional, um novo olhar sobre o que já era realizado na rede e como essas experiências poderão ser otimizadas, visando sempre o melhor para nossas crianças.

Texto: Natália Brito

Fotos: Lucas Santos/Semed