
A população da microrregião de Carajás receberá reforço no atendimento com mais oferta de consultas especializadas, além de investimentos em infraestrutura na futura unidade estadual, que faz parte do processo de regionalização da saúde pública no estado.
“Essa fala do hospital regional já é bem antiga. Eu estou feliz governador, obrigado por ter recebido a gente lá em Belém com todo carinho e por essa parceria. Eu lhe garanto que essa população aqui esperava ansiosamente por isso. Aquelas más bocas diziam que isso não ia acontecer, né? Também quero agradecer a nossa vice-governadora Hana, que tem sempre sido muito solícita com nossos pedidos”, afirmou o prefeito Aurélio Goiano, que disse ainda que o município precisa muito do apoio do Governo do Estado. “Parauapebas não é mais aquela Parauapebas bilionária”, afirmou Goiano.


O secretário de Saúde Marcos Vinícius dos Santos disse que a regionalização do Hospital Geral de Parauapebas (HGP) é uma grande conquista para nossa cidade e para nossa região de Carajás.
“A gente está em uma fase de planejamento da vinda do hospital regional aqui para nossa região, trazendo mais especialistas, especialistas mais raros. A população com certeza vai ser beneficiada, vamos conseguir melhorar a saúde de toda região, e principalmente de Parauapebas”, destacou o secretário.
O processo de descentralização do atendimento em saúde no Pará já tem muitas unidades em funcionamento. O resultado na melhoria para a população é visível, aproximando mais serviços de alta complexidade dos usuários que realmente precisam.
“O maior benefício nesse momento é saber que os nossos habitantes, os nossos munícipes não precisarão mais sair de Parauapebas, por exemplo, cirurgias de alta completidade. Muitas vezes era feita através de um TFD (Tratamento Fora do Município), e sabemos que quando se faz este tratamento lá fora se torna ainda mais difícil a recuperação em vários casos. “Não podemos esquecer que a Câmara Municipal tem sido parceira nisso, nós estamos disponíveis para dar toda celeridade necessária para este feito”, destacou o líder de governo na Câmara, vereador Léo Márcio.

Segundo o diretor do HGP, Yuri Amorim Braga, hoje o hospital já oferece atendimento de alta complexidade, nas áreas de neurocirurgia, ortopedia e urologia. Também conta com os serviços de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para adultos e um centro cirúrgico com seis salas.
“Essa regionalização é extremamente importante não só para a população de Parauapebas, mas para a população de toda região. A expectativa é que o atendimento na saúde tenha ainda mais qualidade”, disse Yuri.
Durante a visita técnica, o governador Helder Barbalho falou sobre os próximos passos. “Vamos estudar as especialidades médicas, qual será o perfil do hospital e conciliar a estratégia do hospital geral sendo hospital regional. Que o município possa ter sua estrutura de porta aberta, de pronto-socorro, de atendimento de urgência e emergência. Esse é um compromisso do governo do Estado com município de Parauapebas, estamos construindo juntos essa solução para que possa representar mais um equipamento de qualidade, eficiência para salvar vidas e cuidar da população”, ressaltou o governador.


“Esse sonho já será realidade: a regionalização do nosso Hospital Geral de Parauapebas. Deus abençoe, governador, conte comigo”, finalizou Goiano.
Reportagem: Andréa Reis
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025