“HackLab Volante” encanta visitantes em Parauapebas

publicado: 06/11/2023 13h44

O grupo formado por artistas e educadores está há quase três meses percorrendo as cidades do Maranhão e Pará em um micro-ônibus inusitado levando o conceito de sustentabilidade, educação e tecnologia.

O micro-ônibus inusitado chegou à Parauapebas atraindo olhares curiosos. Com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o veículo estacionou no Complexo Turístico, na última sexta-feira, dia 3. Cada sessão de visitação ocorreu com grupos de até seis pessoas e com duração de cerca de dez minutos. Tempo suficiente para que Stephany Souza saísse encantada.

“Eu achei tudo maravilhoso, encantador mesmo. O que mais me chamou atenção foi uma mesa eletrônica que eles têm lá dentro que você tem que apertar os botões e com a frequência vai fazendo um som muito legal. É incrível!”, relatou a visitante.

O projeto HackLab Volante foi idealizado por Fred Paulino, artista visual, designer e pesquisador. Ele conta que o micro-ônibus foi customizado para virar uma galeria de arte e tecnologia.

“A ideia é falar um pouco sobre ciência, tecnologia usando a arte como uma forma de expressão e a gente se inspira nas gambiarras. O veículo traz o conceito de reaproveitamento de materiais, até mesmo pra incentivar a redução do descarte de uma forma criativa”, destaca Fred.

O HackLab Volante percorre as cidades brasileiras e está há cerca de três meses passando por municípios do Maranhão e do Pará. Em todas as cidades, o grupo realiza oficinas nas escolas municipais e apresentações em locais públicos. Daqui o projeto itinerante segue para Marabá.

Quem aproveitou acumula conhecimento e experiência. Como a Jacilene Mendes, que ficou sabendo que o veículo estaria no Complexo Turístico e levou a família.

“Eles destacaram a questão do reaproveitamento e eu gostei muito porque hoje a criança ganha um brinquedo e quando quebra a gente pensa logo em jogar fora, mas eles mostraram propostas de como transformar aquilo que seria jogado fora em algo tecnológico e divertido”, relatou Jacilene, entusiasmada.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação