Guarda Municipal realiza Operação Volta às Aulas em 21 escolas da rede pública de educação infantil

publicado: 26/02/2024 15h26

Com a proposta de acolher os alunos e pais na entrada dos turnos, oferecendo uma programação diversificada que incluiu atividades,  como leitura literária, dinâmicas com cantigas infantis, momentos lúdicos, a Operação Volta às Aulas alcançou um público expressivo, contando com a presença de mais de 5.340 pessoas, entre pais, alunos, servidores e professores, conforme relatado pelo Grupamento Comunitário Escolar (GCE), responsável pela execução das atividades.

A Guarda Municipal realizou a “Operação Volta às Aulas” em 21 escolas da rede pública de educação infantil, em um período que abrangeu de 22 de janeiro a 23 de fevereiro de 2024, como parte dos esforços da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

“Por meio da programação que esse ano foi voltada especificamente para as escolas de educação infantil, reforçamos a cultura de paz e as dicas de segurança, além da preservação e conservação do patrimônio público”, destaca a inspetora, Vieira.

“O saldo da operação foi muito positivo, pois sentimos que passamos a sensação de segurança e construímos uma relação de proximidade com as crianças do ensino infantil. O Grupamento Comunitário Escolar já se prepara para atender às próximas ações nas unidades educacionais do nosso município”, afirma a inspetora Daniele, que faz parte da GCE.

No interior das escolas, os pequenos puderam conhecer de perto a viatura da Guarda Municipal de Parauapebas, utilizada para realização de rondas, no combate à criminalidade e para apoio nas operações de segurança da cidade.

“Tenho certeza de que para muitos deles essa é uma vivência única. Sei que eles estão empolgados com todo esse contato com uma figura que representa segurança e que poderá servir de inspiração para que eles sigam por esse caminho”, disse a professora de uma das turmas, Luzia Coelho, da Escola Deyse Lorrane.

“Um dos papéis da Guarda Municipal como instituição é atuar de forma preventiva na segurança escolar, assim como consta na Lei 13.022/2014, zelando pelo entorno e participando de ações educativas das unidades de ensino municipal”, reforça o comandante da Guarda Municipal, Leyser.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Guarda Municipal